Estratégias de crescimento para uma empresa no ramo da construção civil

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-01
Orientador
Marmitt, Cristina
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O setor da construção civil está em constante evolução e crescimento, as organizações têm a necessidade de avaliar e utilizar estratégias de crescimento para acompanhar o mercado. O objetivo da presente monografia é identificar estratégias da matriz de Ansoff que podem ser implantadas para o incremento nas vendas da Argavale Distribuidora de Materiais de Construção. Para atingir os objetivos, foi feita uma pesquisa quantitativa, com uma etapa preliminar que foi uma pesquisa exploratória qualitativa, que serviu de base para a construção do instrumento de coleta de dados. Os dados foram coletados através da técnica de levantamento, com a aplicação de um questionário. Fizeram parte da amostra, 34 empresas que são clientes, e 31 empresas clientes em potencial. Os principais resultados mostram que a maior parte desse público são empresas de pequeno e médio porte, onde o próprio proprietário tem o poder decisório nas compras e geralmente não compram com antecedência e possuem um faturamento inferior a R$ 3.600.000,00 anuais. A amostra considera preço, o principal item no processo de escolha de um fornecedor, entretanto, para substituir um fornecedor o principal fator apontado foi não cumprir com o combinado. A pesquisa também identificou quais produtos o seu público consumidor compra, quais produtos teria interesse de comprar, prazos de pagamento praticados e estratégias para aumentar seu volume de compras. Com o estudo pode-se concluir que há a possibilidade de implementar as estratégias de crescimento de Penetração de mercado, vendendo mais para os atuais clientes, a estratégia de desenvolvimento de mercado, vendendo produtos tradicionais para novos clientes, a estratégia de desenvolvimento de produto, vendendo novos produtos para os atuais clientes e a estratégia de diversificação, vendendo novos produtos para novos clientes.
Descrição
Palavras-chave
Marketing; Estratégia de crescimento; Processo de compra organizacional; Materiais de construção
Citação
KATZ, Pedro. Estratégias de crescimento para uma empresa no ramo da construção civil. 2017. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1764.