Análise comparativa entre os sistemas de inspeção Estadual e Federal em uma agroindústria familiar do interior do estado do Rio Grande do Sul

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-01
Orientador
Braido, Gabriel Machado
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este estudo objetivou identificar entre os sistemas/serviços de inspeção Cispoa, Sisbi-POA e SIF o que melhor se adequa para um matadouro e frigorífico de suínos no interior do estado Rio Grande do Sul (RS). Tendo como objetivos específicos: Analisar as vantagens e desvantagens de cada sistema/serviço de inspeção para um frigorífico e matadouro do interior do RS; Compreender o fluxo das operações de um matadouro e frigorífico sob a análise da legislação dos sistemas/serviços de inspeção; Definir a melhor sistema/serviço de inspeção para um matadouro e frigorífico. Foi realizado um estudo exploratório e qualitativo, com análise documental e bibliográfica, realizadas observações in loco na sede da Agroindústria Taica – Matadouro Frigorífico e entrevistas com fiscais de cada sistema/serviço. Para os resultados, analisou-se o processo de recepção dos suínos, insensibilização, abate, separação da matéria prima e descarte dos produtos não comestíveis, fabricação dos produtos e expedição; comparou-se as legislações e as diferenças destas sobre cada sistema/serviço; apresentou-se a visão dos fiscais que atuam cada sistema, garantindo que a opinião dos mesmos favorecesse a tomada de decisão da empresa; construiu-se o quadro das vantagens e desvantagens de cada sistema, analisado sob a ótica da empresa alvo deste estudo. Definiu-se o SIF como o sistema que melhor atende as necessidades atuais e futuras da empresa e desenvolveu-se a Matriz 5W2H para auxiliar na transição ao sistema.
Descrição
Palavras-chave
Cispoa; Sisbi-POA; SIF; Suínos; Matadouro e frigorífico
Citação
MORETTO, Taís. Análise comparativa entre os sistemas de inspeção Estadual e Federal em uma agroindústria familiar do interior do estado do Rio Grande do Sul. 2017. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1766.