Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1782
Title: Educar crianças feministas: projeto de design social com inspiração na vida e obra de Frida Kahlo
Authors: Santos, Édna Baronio dos
Keywords: Design social;Feminismo;Infância;Lúdico;Frida Kahlo
Date of Defense: 20-Jun-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: SANTOS, Édna Baronio dos. Educar crianças feministas: projeto de design social com inspiração na vida e obra de Frida Kahlo. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1782.
Abstract: O indivíduo evolui por meio da interação social, assim sendo, a criança concebe seu conhecimento ao passo que interage com a sociedade. Acreditando que uma atividade lúdica seja uma importante técnica educativa, o presente trabalho propõe um jogo para auxiliar na igualdade de gêneros e na produção de conhecimento sobre o movimento feminista, utilizando como recurso simbólico a vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo. A pesquisa tem início investigando a mulher como sujeito do feminismo, sua representatividade e influência na sociedade contemporânea, evidenciando toda sua trajetória. Este utiliza informações que analisam e consideram seus impactos históricos, sociais e culturais. É abordado na fundamentação teórica a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e todas as fases da infância. O projeto coloca em questão as definições tradicionais de igualdade, liberdade, sociedade, política e autonomia; a partir daí, o design surge com uma função social para auxiliar em uma nova interpretação da sociedade, estruturando a consciência, transformando e criando, sendo atuante cultural. A escolha da artista mexicana Frida Kahlo como recurso simbólico deve-se ao fato de sua representação no feminismo, por sua forte personalidade, autoafirmação, intensidade, espontaneidade, irreverência e a forma de como demonstrava força mesmo tendo uma vida marcada por sofrimentos e tragédias. Todos os aspectos estudados foram analisados e experimentados a fim de executar um projeto conforme a metodologia proposta, auxiliando em possíveis mudanças para uma nova sociedade.
Individuals evolve through social interaction, which means that a child conceives his/her knowledge whilst interacting with society. With the belief that ludic activities are an important pedagogical tool, this paper proposes a game to help with the promotion of gender equality and production of knowledge on feminism by using the life and work of Mexican artist Frida Kahlo as a symbolic resource. This research begins by investigating women as subjects of feminism, their representativeness and influence in today’s society, highlighting their trajectories. It also makes use of data that analyzes and takes into account their historical, social, and cultural impact. The importance of the ludic aspect in child development and all different stages of childhood is discussed in the theoretical framework. The project questions traditional views on equality, freedom, society, politics, and autonomy; this is where design will emerge to assist in the development of a new interpretation of society, structuring perception, transforming, creating, and being culturally active. The choice of Mexican artist Frida Kahlo as a symbolic resource took place due to her importance to feminism, strong personality, self-affirmation, intensity, spontaneity, irreverence, and strength, in spite of a life marked by pain and tragedy. All aspects studied have been analyzed and tested to enable the execution of a project in accordance to the proposed methodology, leading to possible changes to create a new society.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1782
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017EdnaBaroniodosSantos.pdf12,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons