Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1791
Title: Alfinho, um menino da geração saúde: um projeto para o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis
Authors: Friedrich, Jordana
Keywords: Design;Design de interação;Nutrição;Infância;Obesidade
Date of Defense: 19-Jun-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: FRIEDRICH, Jordana. Alfinho, um menino da geração saúde: um projeto para o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1791.
Abstract: A obesidade infantil está aumentando significativamente, tornando-se uma epidemia mundial, que chama a atenção das autoridades que buscam soluções para o problema. Considerando a capacidade da criança de compreender e de interagir com as tecnologias digitais, um aplicativo, cujas questões técnicas, semânticas, persuasivas e interativas estejam adequadas ao público, pode ser a estratégia efetiva desejada para contribuir com a solução do problema da obesidade. Por esta razão, desenvolveu-se a presente pesquisa, cujo objetivo é propor um aplicativo que incentive as crianças a se alimentarem de forma saudável. Para desenvolver a pesquisa, adotou-se a metodologia qualitativa exploratória (GIL, 2010) e para o desenvolvimento da proposta do aplicativo utilizou-se como base a projetual de Garrett (2011). Os resultados evidenciaram que as funcionalidades e o aspecto visual do aplicativo foram satisfatórias e viáveis para a faixa etária. Dessa forma, espera-se que o presente estudo, por um lado, contribua para as reflexões dos profissionais da área e os incentive a desenvolver novas propostas e, por outro, que o aplicativo Alfinho possa contribuir para a diminuição do percentual de obesidade infantil no Brasil e no mundo.
The childhood obesity is increasing significantly, becoming a worldwide epidemic, which draws attention of authorities who are seeking solutions to the problem. Considering child's ability to understand and interact with digital technologies, a mobile app whose technical, semantic, persuasive, and interactive issues are appropriate to the young public could be the effective strategy desired to contribute in the solution of the obesity problem. For this reason, the present research was develop, with the objective to propose a mobile app that encourages children to eat in a healthy way. To develop the research, the exploratory qualitative methodology was adopted (GIL, 2010) and for the development of the mobile app proposal was used Garrett's (2011) project as the basis. The results showed that the functionalities and the visual aspect of the mobile app were satisfactory and feasible for the age group. Thus, it is expected that the present study, on the one hand, contributes to the reflections of the area professionals and encourages them to develop new proposals and, on the other, that the mobile app Alfinho may contribute to the decrease of the percentage of child's obesity in Brazil and around the world.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1791
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