A percepção dos compradores sobre a função de compras em empresas de Lajeado/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-01
Orientador
Faleiro, Sandro Nero
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As empresas, atualmente, estão inseridas em um ambiente competitivo, caracterizado pela ampla variedade de serviços e produtos ofertados. Diante disso, tornou-se necessário dar a devida importância para a cadeia de suprimento e os processos que a compõe. A função de compras deve ser vista como um processo estratégico para a organização e não mais como uma atividade rotineira. Assim, essa monografia tem como objetivo identificar a percepção dos compradores sobre a função de compras em empresas de Lajeado/RS. O método de caráter quantitativo envolveu um questionário enviado para os compradores, os quais não tinham grau de parentesco com os proprietários das empresas. Participaram do estudo 92 compradores representando organizações dos ramos do comércio, indústria e prestação de serviços. Os resultados indicaram que os compradores possuem noção da importância da sua função para as empresas nas quais trabalham e acreditam que desempenhar bem sua função faz a diferença no resultado do processo. No entanto, o bom desempenho não depende apenas dos compradores, é necessário que a organização tenha consciência de que também é responsável por esse profissional, valorizando a função não somente em termos financeiros, mas em grau de representatividade dentro da organização.

The companies, currently, are inserted in a competitive environment, characterized by the wide variety of services and products offered. Given this, it has become necessary to give due importance to the supply chain and the processes that comprise it. The purchasing function should be seen as a strategic process for the organization and no longer as a routine activity. Thus, this monograph aims to identify the perception of buyers about the purchasing function in companies of Lajeado / RS. The quantitative method involved a questionnaire sent to the buyers, who were not related to the owners of the companies. A total of 92 buyers representing organizations from the branches of commerce, industry and services participated in the study. The results indicated that buyers are aware of the importance of their role to the companies in which they work and believe that performing their job well makes a difference in the outcome of the process. However, the good performance does not only depend on the buyers, it is necessary that the organization is aware that it is also responsible for this professional, valuing the function not only in financial terms, but in a degree of representativeness within the organization.
Descrição
Palavras-chave
Cadeia de suprimentos; Compras; Função de compras
Citação
OLIVEIRA, Jonatas. A percepção dos compradores sobre a função de compras em empresas de Lajeado/RS. 2017. Monografia (MBA em Gestão Empresarial) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 ago. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1794.