A percepção dos colaboradores e gestores de uma agência de uma instituição financeira localizada no interior do Rio Grande do Sul quanto à aplicação de feedback

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Data
2018-01
Autores
Castro, Michelle Bayer Leonhardt
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Resumo
Uma preocupação presente na rotina das empresas está ligada com a retenção de seus colaboradores. Vistos como peças chave para o sucesso organizacional, elas estão progressivamente incluindo como prática gerencial a manutenção de uma comunicação mais próxima entre líderes e liderados, sendo o feedback uma das formas utilizadas para essa finalidade. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos colaboradores e dos gestores de uma agência de uma Instituição Financeira localizada no interior do Rio Grande do Sul quanto à aplicação de feedback. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, sendo o estudo classificado como descritivo e exploratório. A pesquisa identificou que a agência possui um grupo de colaboradores preocupados com seu desempenho, considerando o feedback uma importante ferramenta de comunicação que aproxima gestores e colaboradores. Esse fator demonstra de maneira positiva que o feedback deve ser mantido e aprimorado na agência. Percebeu-se, ainda, que existem opiniões divergentes acerca do formato de execução do feedback, fator que demonstra a necessidade de um bom preparo por parte dos gestores para personalizar sua forma de abordagem junto aos seus colaboradores no momento do feedback.
A concern in the routine of companies is connected to the retention of their employees. Seen as important pieces for organizational success, they are progressively including the communication tool between employers and employees as a managerial practice, the feedback being one of the ways used to do it. This study aims to identify the perception of employees and managers from an agency of a Financial institute located in the upstate of Rio Grande do Sul, regarding to the application of the feedback. The methodology used was the qualitative approach, being the study classified as descriptive and exploratory. The research identified that the agency has a group of employees concerned about their performance, considering the feedback as an important communicative tool that brings together managers and employees. This factor positively demonstrates that feedback must be maintained and improved in the agency. It was also noticed that there are divergent opinions about the format and execution of feedback, a factor that shows the need of a good preparation by the manager to customize their approach to their employees at the feedback moment.
Descrição
Palavras-chave
Comunicação organizacional, Feedback, Gerações
Citação
CASTRO, Michelle Bayer Leonhardt. A percepção dos colaboradores e gestores de uma agência de uma instituição financeira localizada no interior do Rio Grande do Sul quanto à aplicação de feedback. 2017. Artigo (MBA) – Curso de Gestão Estratégica de Pessoas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 31 ago. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1796.