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dc.contributor.authorVolk, Djene Cristine-
dc.date.accessioned2018-01-29T16:43:30Z-
dc.date.available2018-01-29T16:43:30Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.date.submitted2017-07-05-
dc.identifier.citationVOLK, Djene Cristine. Motricidade fina na Educação Infantil: sua importância e contribuição para o processo de alfabetização. 2017. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jul. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1799. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/1799-
dc.description.abstractA atividade motora é a base indispensável no desenvolvimento e formação do indivíduo, permitindo que a criança desenvolva consciência de si mesmo e do mundo exterior, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades e assimilação das aprendizagens escolares. O presente estudo é de caráter quantitativo, do tipo descritivo, de corte transversal. O objetivo é apontar o nível de desenvolvimento da motricidade fina e alfabetização em escolares de 4 e 5 anos. O projeto teve sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Para a amostra, foram avaliados 106 escolares da Educação Infantil do município de Arroio do Meio-RS. Um dos instrumentos utilizados foi o teste de motricidade fina da Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (2002). Além desse, foram utilizadas as fichas de observações das professoras, com os registros diários do desenvolvimento da criança, para analisar o nível de alfabetização. Pode-se dizer que os escolares desse município estão classificados como normal médio, dentro da motricidade fina. Percebeu-se uma diferença significativa entre meninos e meninas em relação à idade motora positiva e negativa e ao nível de alfabetização. Sugerem-se novos estudos para verificar essa carência motora, principalmente no sexo masculino.pt_BR
dc.description.abstractMotor activity is the indispensable basis in the development and formation of the individual, allowing the child to develop awareness of himself/herself and of the outside world, favoring the development of their abilities and assimilation of the school learning. The present study has a quantitative character, of descriptive type, of transversal section. The aim of this work is to point out the development level of fine motor skills and literacy in schoolchildren from 4 to 5 years old. The project was approved by the Research Ethics Committee. For the sample, 106 schoolchildren from the Childhood Education of Arroio do Meio-RS county were evaluated. One of the instruments used was the fine motor skills test of Rosa Neto’s Motor Development Scale (2002). Another instrument was the teacher's notes, with the daily records of the child's development, to analyze the level of literacy. It can be said that the schoolchildren of this county are classified as normal average within the fine motor. There was a significant difference between boys and girls in relation to positive and negative motor age and literacy level. It is suggested new studies to verify this motor deficiency, mainly in males.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMotricidade finapt_BR
dc.subjectEscala de Desenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleMotricidade fina na Educação Infantil: sua importância e contribuição para o processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typearticlept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7009640053177740pt_BR
mtd2-br.advisor.nameBrod, Alessandra-
bdu.cnpq.areaCSpt_BR
Appears in Collections:Educação Física - Licenciatura

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