Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/18
Title: As abordagens da sustentabilidade nas discussões sobre desenvolvimento: uma análise a partir da obra de Dinizar Becker
Authors: Agostini, Cíntia
Keywords: Sustentabilidade;Ciências sociais;Desenvolvimento
Date of Defense: 13-Jun-2008
Issue Date: 20-Nov-2008
Citation: AGOSTINI, Cíntia. "As abordagens da sustentabilidade nas discussões sobre desenvolvimento: uma análise a partir da obra de Dinizar Becker". 2008. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 jun. 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/18>.
Abstract: A presente dissertação busca identificar, classificar e analisar as convergências e divergências das diferentes concepções atribuídas à sustentabilidade na literatura contemporânea, a partir de um conjunto de autores, considerando a delimitação metodológica assumida neste trabalho. Trata-se de uma pesquisa explicativa baseada em fontes bibliográficas, uma tese teórica interdisciplinar e temporal imbricada nas atuais discussões sobre sustentabilidade. A partir de uma leitura pessoal sobre sustentabilidade e da obra do professor Dinizar Becker aborda-se a construção teórica do referido autor, tema principal desta dissertação, identificando as bases teóricas de suas obras e a sua tese, na tentativa de responder a pergunta principal: O autor Dinizar Becker tratou do tema da sustentabilidade com originalidade, com identidade própria? A partir da identificação de oito diferentes concepções de sustentabilidade - que são: à concepção de sustentabilidade a partir da ecologia natural; a concepção daqueles trabalhos que se fundamentam na descrença de perspectivas para um futuro sustentável; a concepção de sustentabilidade a partir da racionalidade econômica; a concepção de sustentabilidade a partir de uma economia baseada nas condições ambientais, a economia ecológica; a concepção de sustentabilidade a partir do cidadão; a concepção de sustentabilidade a partir do planejamento político; a concepção de sustentabilidade a partir da interdisciplinaridade, abrangendo os aspectos econômicos-sociais-ambientaispolíticos; e a concepção de sustentabilidade a partir da racionalidade ambiental –, confirmou-se a hipótese central do trabalho, de que o autor Dinizar Becker tratou do tema da sustentabilidade com identidade própria, com originalidade, consideradas as diferentes abordagens da sustentabilidade presentes nas discussões de desenvolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/10737/18
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CintiaAgostini.pdf855,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.