Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1844
Title: O ensino de artes marciais para crianças: uma proposta pedagógica
Authors: Rossetto, Marcelo
Keywords: Artes marciais;Criança;Ensino
Date of Defense: 23-Jun-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: ROSSETTO, Marcelo. O ensino de artes marciais para crianças: uma proposta pedagógica. 2017. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Bacharelado, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1844.
Abstract: Esta pesquisa bibliográfica, a partir da constatação da carência de material teórico que trate do ensino das artes marciais, objetiva estruturar uma proposta pedagógica, apontando princípios norteadores para o ensino das artes marciais para crianças, ressaltando aspectos filosóficos, didáticos e lúdicos. Com base em Seybold (1994) e Neuenfeldt (2008), autores norteadores desta pesquisa, elencamos cinco princípios pedagógicos para o ensino das artes marciais para crianças: totalidade, agonístico, axiológico, individualidade e ludicidade. Percebe-se, com base no estudo realizado, que existe uma lacuna entre o saber empírico e o saber científico, quando se trata de didática nas artes marciais, o que se evidencia na falta de artigos científicos referentes ao tema. A proposta elaborada respeita o processo de desenvolvimento das crianças, fornecendo um caminho para o ensino das artes marciais, que possibilite que ela seja utilizada positivamente na formação dos alunos.
This bibliographical research, based on the lack of theoretical material approaching the teaching of martial arts, has the objective of structuring a pedagogical proposal, pointing out guiding principles for the teaching of martial arts for children, emphasizing philosophical, didactic and playful aspects . It was decided to use Seybold (1994) and Neuenfeldt (2008) as guiding authors for this research. Based on them, five pedagogical principles were elected for the teaching of martial arts for children: totality, agonistic, axiological, individuality and playfulness. At the end of this study it is noticed that there is a gap between empirical knowledge and scientific knowledge when it comes to didactics in the martial arts, this became evident due to the lack of scientific articles related to the subject. The elaborated proposal respects the process of child development, providing a way for the teaching of martial arts, allowing it to be used positively in the students’ formation.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1844
Appears in Collections:Educação Física - Bacharelado

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