A terra indígena Pó Mág, Tabaí/RS no contexto da reterritorialidade Kaingang em áreas da bacia hidrográfica Taquari-Antas

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-01
Orientador
Laroque, Luís Fernando Da Silva
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As lutas desempenhadas pelo povo Kaingang desde o contato com o não indígena demonstram o protagonismo desse grupo étnico no que diz respeito a sua afirmação enquanto identidade própria e diferenciada. Expulsos de seus tradicionais territórios localizados no Brasil meridional e adjacentes ao longo do século XIX, devido à penetração e avanço das frentes de expansão do Estado nacional brasileiro e do capital, os Kaingang passam a partir da segunda metade do século XX a intensificar um processo de reterritorialidade, respaldado nos direitos adquiridos e garantidos às populações indígenas pela Constituição Federal de 1988, levando-os a ocupar partes de suas antigas áreas nas bacias hidrográficas do Taquari-Antas, Caí, Sinos e lago Guaíba, com a formação de oito terras indígenas nesses espaços. A mais recente dessas comunidades, a Terra Indígena Pó Mág, localizada no município de Tabaí, parte da bacia hidrográfica Taquari-Antas, busca desde sua fundação no ano de 2013, dar prosseguimento à sua organização social, política e cultural, assim como ter respeitado seus direitos em relação à saúde e educação diferenciada, que leve em consideração suas tradições, sua língua e seus conhecimentos próprios. O objetivo do trabalho é analisar o surgimento da Terra Indígena Pó Mág no contexto da reterritorialidade Kaingang a partir do protagonismo de seus atores. O estudo utilizou-se de uma extensa revisão sobre a produção bibliográfica acerca da temática Kaingang, amparado em estudos teóricos sobre cultura, territorialidade, mitologia e etnicidade de populações tradicionais, assim como de entrevistas, diários e atividades em campo.
Descrição
Palavras-chave
Kaingang; Vale do Taquari; Cultura; Terra indígena Pó Mág; Tabaí
Citação
BUSOLLI, Jonathan. A terra indígena Pó Mág, Tabaí/RS no contexto da reterritorialidade Kaingang em áreas da bacia hidrográfica Taquari-Antas. 2015. Monografia (Graduação em História) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1852.
Coleções