Resolução 163 e CONAR: uma pesquisa com estudantes e profissionais de comunicação sobre mudanças na publicidade infantil

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-01
Orientador
Durayski, Juliana
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem o intuito de compreender o que os estudantes e profissioanais de comunicação da Região do Vale do Taquari entendem sobre as mudanças que ocorreram na publicidade infantil em 2014, com o surgimento da Resolução 163. Procura investigar o que os profissioanais e estudantes de comunicação conhecem sobre a Resolução e sobre o CONAR. Analisa o que é considerado abusivo na publicidade na visão dos estudantes e profissioanais. O método adotado foi o qualitativo e o quantitativo. Foi realizada uma entrevista via email, com um representante do CONAR, com o intuito de ampliar o olhar sobre o tema e responder um dos objetivos específicos. Um dos achados, foi que, com o aumento do consumo infantil, a Resolução surgiu para que outros ógãos e conselhos revessem suas normas e regras referente a publicidades direcionadas ao público infantil. Outro aspecto foi o desconhecimento dos entrevistados sobre as novas e antigas legislações da área de comunicação e o desconhecimento do que pode ou não constar nas embalagens e propagandas infantis. Outro assunto abordado foi a questão de como os profissionais e estudantes de comunicação enxergam por abusivo na publicidade, onde foi constatado que os mesmos não têm absoluta certeza ao detectar se uma publicidade é ou não abusiva, e se a Resolução 163 possui ou não força normativa.
Descrição
Palavras-chave
Publicidade infantil; Resolução 163/2014; CONAR; Publicidade abusiva; Código de defesa do consumidor
Citação
SCHERER, Marina Claudia Vargas Isaac. Resolução 163 e CONAR: uma pesquisa com estudantes e profissionais de comunicação sobre mudanças na publicidade infantil. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1856.