Engenharia de Segurança do Trabalho

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Acesso Aberto
    Riscos ergonômicos na construção civil - um estudo de caso
    (2019-04) Bresolin, Gustavo; Delwing, Eduardo Becker; http://lattes.cnpq.br/2830036172073754
    A Construção Civil é um setor que se destaca no cenário nacional no que diz respeito à número de afastamentos devido a doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho. As obras de pequeno porte hoje, dependem ainda da força dos homens, os quais apresentam baixo grau de instrução, trabalhando normalmente ao ar livre com condições de segurança precárias e materiais e ferramentas inadequadas no que se refere a ergonomia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, classificada como um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e explicativo em um obra de pequeno porte na cidade de São Valentim do Sul, Rio Grande do Sul. Foi realizado um levantamento dos riscos ergonômicos observados in loco e realizado a análise de cada tarefa utilizando o método REBA, obtendo assim o risco associado a cada atividade. A partir dos resultados obtidos, verificou-se a importância da aplicação da ergonomia no setor da construção devido ao alto número de tarefas com risco ergonômico elevado. Para isso, apresentou-se uma proposta de intervenções em todos os níveis organizacionais e com foco na conscientização tanto de empregados quanto de empregadores.
  • Item
    Acesso Aberto
    Estudo ergonômico do posto de trabalho em um processo de soldagem de vasos de pressão numa industria metalmecânica do Vale do Taquari
    (2019-04) Geller, Éder; Delwing, Eduardo Becker; http://lattes.cnpq.br/2830036172073754
    Este trabalho relata o estudo de caso ocorrido em uma empresa do ramo metal mecânico localizada no Vale do Taquari. Na empresa é realizada a fabricação de vasos de pressão do tipo tanques em diversos metais com aplicação direta de processos de soldagem MIG/MAG. Este estudo tem o enfoque ergonômico,sendo que dentre os processos produtivos o desenvolvimento ocorreu no processo de soldagem horizontal dos tanques onde se aplicam os reforços circunferenciais, pelo fato que neste processo os trabalhadores permanecem um longo período na postura estática e posicionamento específico para o desempenho da atividade de solda. Para este estudo foi levado em consideração alguns aspectos como: análise ergonômica, atividade de soldagem, local de soldagem e riscos de exposição de soldadores. Foram realizadas visitas aos postos de trabalho e estruturada uma pesquisa qualitativa como base deste estudo de caso, com os objetivos de verificar os procedimentos no processo produtivo, determinar quais os riscos de doenças ocupacionais e propor melhorias. Nas visitas foram realizados apontamentos e registro fotográfico do posto de trabalho na linha de fabricação e aplicado um questionário de forma explorativa e abrangente a seis funcionários com experiência na função de soldagem. Após a análise das visitas e das respostas dos questionamentos, conclui-se que os soldadores desenvolvem a atividade de forma pouco desgastante pelo fato da ocorrência de micro e macro-pausas durante a atividade laboral, mas sugere-se a necessidade da adequação da plataforma de soldagem. Constata-se que a atividade mais desgastante deste posto de trabalho está na preparação das peças que oferecem risco à coluna vertebral e aos membros superiores.
  • Item
    Acesso Aberto
    Aplicação administrativa de análise de risco de uma prensa excêntrica em uma indústria metalurgica de refrigeração, mitigando o risco ao operador com base na NR-12
    (2018-02) Bagatini, Daniel; Heberle, José Roberto; http://lattes.cnpq.br/1445472644785340
    Na atualidade, o Ministério do Trabalho vem atuando frequentemente e rigorosamente nas empresas a fim de averiguar sua situação mediante a segurança requerida em suas normas. Para isso as empresas necessitam se conscientizar e desenvolver os meios de segurança requisitados pelos mesmos, estes são desenvolvidos por profissionais habilitados que dão suportes as equipes treinadas e dispostas a realizar mudanças no que se refere a segurança, objetivando menor risco de acidente e um ambiente melhor de trabalho, sem ônus ao empregador e empregado. Uma das normas estabelecidas, a NR12, indica padrões de operação e segurança a serem implantados por meio de documentos, planilhas de controle e treinamentos, onde permite que seja minimizado o risco nos equipamentos. Com o objetivo de desenvolver formas administrativas para auxílio e melhoria da segurança e operação de prensas excêntricas seguindo a norma vigente NR12, desenvolveu-se uma pesquisa que comprovaria a melhor forma de abordagem e criação destas documentações para colocar em pratica no equipamento. Estas mesmas foram analisadas e dentro do cenário contextual foram elaborados manual de operação e segurança, checklist diário e planilha de manutenção preventiva a fim de facilitar a operação dos funcionários mediante a segurança dos mesmos e possuir toda documentação que a norma exige. Isto possibilita o bom entendimento aos operadores para alcançar o êxito na operação e manutenção do equipamento e, estar com a documentação conforme, mantendo um histórico para futuras auditorias governamentais.
  • Item
    Acesso Aberto
    Segurança em trabalho em altura em manutenções em condomínios verticais – prédios de múltiplos pavimentos
    (2018-02) Kerbes, Everson Sergio; Puiatti, Roque Luis Mion; http://lattes.cnpq.br/9319105103896586
    Muitos condomínios verticais – Prédios de múltiplos pavimentos realizam a manutenção predial contratando empresas e ou autônomos sem a preocupação quanto à segurança dos trabalhadores, descumprindo muitas vezes a parcialidade/totalidade das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego no desenvolvimento de atividades de manutenção, como por exemplo nos “trabalho em altura”. Com isso propõe-se através deste artigo primeiramente analisar através de amostragem4 o percentual de condomínios que tem muita, pouca ou nenhuma preocupação em contratar empresas/autônomos que executam as atividades utilizando-se técnicas adequadas no que concerne à segurança no desenvolvimento das atividades pelos seus colaboradores. Em um segundo momento será apresentado uma Lista de Verificações - “checklist” - para liberação por parte do Condomínio as atividades de manutenção de edificação com trabalhos em altura, para tornar que este tipo de atividade seja desenvolvida com segurança, evitando com isso a possibilidade de ocorrência de acidentes bem como de indenizações a serem pagas pelo Condomínio em virtude de responsabilidade solidária. O objetivo do “checklist” é para tornar as atividades de trabalho em altura mais seguras, com atendimento aos principais aspectos da Norma Regulamentadora 35, evitando assim a maioria dos acidentes observados no desenvolvimento deste tipo de atividade.
  • Item
    Acesso Aberto
    Aplicação da NR 35 no processo de instalação de painéis fotovoltaicos em residências unifamiliares
    (2018-02) Tiecher, Janrie Carlos; Delwing, Eduardo Becker; http://lattes.cnpq.br/2830036172073754
    O trabalho dos instaladores de painéis fotovoltaicos que atuam nos telhados de resistências unifamiliares tem grande risco de acidentes. Este artigo apresenta conceitos e aplicações gerais sobre processo de instalação de painéis fotovoltaicos com aplicação conforme a Norma Regulamentadora 35, bem como com as demais normas sobre instalação de linhas de vida. São contemplados os aspectos que devem ser abordados na elaboração de um procedimento para a instalação dos painéis, evitando-se perigos específicos para atividades de trabalho em altura. Foram analisados os principais riscos e a dificuldade na implantação de um procedimento de instalação dos painéis fotovoltaicos. Este estudo de caso foi realizado na cidade de Estrela-RS com intuito de aplicar as medidas de prevenção e proteção em uma empresa de instalação de painéis solares. São apresentadas as normas para auxílio e os parâmetros de projetos de segurança para equipamentos de proteção coletiva e individual, abordando tipos de proteção e dimensões recomendadas para a instalação. Apresentam-se, também, medidas de prevenção contra risco de queda de altura e formas de prevenção que consistem no conhecimento do sistema e do processo de instalação a serem adotados pela empresa, na avaliação das situações de riscos nas atividades de instalação, na elaboração de projeto de sistema de prevenção coletivo para diversas fases da instalação dos painéis fotovoltaicos, no treinamento da mão de obra direta e terceirizada, na especificação de equipamentos de proteção individual para etapas da instalação e na documentação e avaliação do sistema de segurança. Identificando estes fatores e realizando o procedimento para instalação dos painéis com aplicação das normas regulamentadoras 06, 07, 10 e 35, o presente artigo sugere um procedimento de segurança para trabalhar em altura. Foram indicadas medidas para implantação dos serviços de segurança para trabalho em altura com instalação de painéis fotovoltaicos.