Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1874
Title: Gêneros jornalísticos na contemporaneidade: uma análise dos jornais Folha do Mate e O Informativo do Vale
Authors: Posselt, Graziele Taís
Keywords: Jornalismo;Gêneros jornalísticos;Classificações e formatos
Date of Defense: 7-Dec-2017
Issue Date: Feb-2018
Citation: POSSELT, Graziele Taís. Gêneros jornalísticos na contemporaneidade: uma análise dos jornais Folha do Mate e O Informativo do Vale. 2017. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1874.
Abstract: Os gêneros jornalísticos surgem concomitantes ao início do desenvolvimento dos jornais impressos. Representam as modalidades e os formatos utilizados frequentemente pelos meios de comunicação, indicando a função do texto para o leitor. Esses padrões específicos da área do jornalismo referem-se à redação, ordenando e formulando o conteúdo publicado. Com base na literatura sobre o assunto, apresentam-se as principais definições de gêneros na imprensa brasileira e, a partir dos impressos Folha do Mate e O Informativo do Vale, esta monografia busca identificar a sistematização de cada veículo de comunicação, evidenciando as modalidades e formatos identificados nos jornais. O estudo concretiza-se por meio de levantamento teórico, entrevistas, e análises de conteúdo, resultando em uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa mostra que ambos jornais operam de forma semelhante, com prioridade para os gêneros informativo, utilitário e opinativo nos âmbitos regionais e locais. Embora tenham representatividade semelhante, cada jornal produz conteúdos diferentes, mesmo que sigam os mesmos gêneros e formatos. São características de cada veículo retratadas a partir dos materiais publicados.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1874
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017GrazieleTaisPosselt.pdf13,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons