Estratégias jornalísticas acionadas pelos jornais A Hora do Vale e O Informativo do Vale no processo de noticiabilidade do acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense em novembro de 2016

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-02
Orientador
Behs, Micael Vier
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Em novembro de 2016 ocorreu a maior tragédia aérea da história envolvendo uma equipe de futebol: a queda do avião que levava a Chapecoense a Medellín para disputar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Esse fato repercutiu em todo o mundo, despertando interesse público. Porém, não foram apenas os grandes veículos de comunicação que dedicaram esforços para noticiar o acontecimento, o qual também repercutiu nos pequenos difusores de informação, como os jornais A Hora do Vale e O Informativo do Vale, sediados no município de Lajeado. Dessa forma, este trabalho visa analisar, comparativamente, as coberturas jornalísticas realizadas por dois jornais do interior do Rio Grande do Sul. O estudo é qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, tendo a coleta de dados baseada na pesquisa bibliográfica e documental e em entrevistas com os repórteres dos referidos jornais. A análise ocorre a partir de um estudo comparativo com a finalidade de identificar as estratégias acionadas por cada periódico a fim de narrar a tragédia. Para tanto, foram analisadas questões pertinentes ao uso de fontes, as imagens que ilustram o fato, os recursos gráficos mobilizados nos jornais, o envio de correspondentes para cobertura in loco e a utilização da curadoria de informações, além de verificar as aproximações e as defasagens de cada cobertura, considerando as limitações geográficas, financeiras e institucionais dos veículos analisados.
Descrição
Palavras-chave
Chapecoense; Acidente aéreo; Cobertura jornalística
Citação
KOCHHANN, Fernanda. Estratégias jornalísticas acionadas pelos jornais A Hora do Vale e O Informativo do Vale no processo de noticiabilidade do acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense em novembro de 2016. 2017. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1875.
Coleções