Análise da publicidade das marcas anunciantes no programa Momento Informação da Tirol FM

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-02
Orientador
Kraemer, Fábio Luís
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O rádio é um meio de comunicação de massa que atinge um grande público através do aparelho de som e ultrapassa barreiras com o auxílio da internet. Ele possibilita que as pessoas exerçam outras atividades enquanto ouvem a programação da emissora. Dentre as características que são atribuídas ao rádio está a possibilidade de o ouvinte criar imagens para aquilo que escuta. Por isso, a publicidade radiofônica deve ser planejada para atrair a atenção do ouvinte. Neste sentido, o presente trabalho aborda os comerciais radiofônicos a partir do seguinte questionamento: como são os materiais publicitários utilizados pelos patrocinadores do programa Momento Informação da Rádio Tirol FM? Como objetivo geral, buscou-se verificar os constituintes das mensagens publicitárias dos anúncios do referido programa. Os objetivos específicos foram desenvolvidos com o propósito de identificar os anunciantes do programa; mapear o aproveitamento comercial do Momento Informação; e caracterizar as mensagens publicitárias dessas empresas. A pesquisa é quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, viabilizada através de uma pesquisa bibliográfica e documental. O trabalho analisou as peças publicitárias que são veiculadas durante o programa Momento Informação da Rádio Tirol FM de Teutônia. Nos resultados verificou-se que a maioria dos anúncios tem um padrão semelhante e com pouca variação de uso dos elementos de persuasão, formatos e técnicas de abordagem.
Descrição
Palavras-chave
Rádio; Propaganda; Aproveitamento comercial; Persuasão
Citação
BECKER, Bruna. Análise da publicidade das marcas anunciantes no programa Momento Informação da Tirol FM. 2017. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1876.
Coleções