Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1883
Title: Projeto de identidade visual para o campeonato gaúcho de futebol
Authors: Martins, Kátia Simone
Keywords: Design;Identidade visual;Campeonato gaúcho de futebol
Date of Defense: 29-Nov-2017
Issue Date: Feb-2018
Citation: MARTINS, Kátia Simone. Projeto de identidade visual para o campeonato gaúcho de futebol. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1883.
Abstract: O Campeonato Gaúcho de Futebol, que é realizado todos os anos durante os meses de janeiro a maio no estado do Rio Grande do Sul, é considerado uma das competições mais atingidas do futebol brasileiro. É um campeonato muito valorizado no estado e no Brasil, por estar presente nele a dupla grenal, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Sport Club Internacional. Este trabalho tem como objetivo, por meio do Design, a criação de uma identidade visual para o campeonato gaúcho de futebol. O campeonato não possui uma identidade visual fixa, todos os anos é realizada alguma alteração ou criação de nova identidade. A vantagem em tornar a identidade definitiva é a valorização que a competição ganhará por ser facilmente reconhecida, sendo divulgada a marco por meio do Design, proporcionando maior visibilidade ao campeonato. Com isso, surgem novos patrocinadores e torcedores. A metodologia que será utilizada para a realização deste trabalho será a de Bruno Munari.
The Gaucho soccer championship that is held every year during the months of January to May in the state of Rio Grande do Sul is considered one of the oldest competitions in brazilian soccer. It is a very valued championship in the state and in Brazil, for being present in it the double grenal, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense and Sport Club Internacional. This work has, through design, the creation of a visual identity for the gaucho soccer championship. The championship does not have a fixed visual identity. Every year some change or creation of new identity is carried out. The advantage of making the final identity is the appreciation that the competition will gain by being easily recognized, the brand being publicized through the design, providing greater visibility to the championship, with this new sponsors and fans will emerge. The methodology that will be used for the realization of this work will be that of Bruno Munari.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1883
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017KatiaSimoneMartins.pdf8,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons