Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1886
Title: Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa
Authors: Heinrichs, Felipe Mateus
Keywords: Design de Superfícies;Criatividade;Cimática;Prato de Chladni;Som;Imagem;Padronagens
Date of Defense: 30-Nov-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: HEINRICHS, Felipe Mateus. Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1886.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo ampliar as possibilidades criativas na área do Design de Superfícies criando padronagens para o Design de Superfície, a partir de desenhos gerados pelo som, através do estudo das ondas, da experiência do Prato de Chladni e da Cimática, que analisa a ação da vibração sobre as partículas. A ação quando aplicada em um meio preparado que é considerada ressonante resulta na geração de desenhos, esses desenhos gerados são a forma do som e aqui foram usados na criação de padronagens aplicadas ao Design de Superfície Têxtil. A metodologia usada foi a de Bruno Munari (2008), que se é dividida em 12 etapas, sendo elas: problema, definição do problema, componentes do problema, coleta de dados, análise de dados, criatividade, materiais e tecnologias, experimentação, modelo, verificação, desenho de construção e solução, par o desenvolvimento do trabalho foi seguido cada uma das etapas.
This work aims to expand the creative possibilities in Surface Design by creating Patterns for Surface Design, from drawings generated by sound, through the study of waves, the experience of the Chladni Plate and Cymatics, which analyzes the vibration on the particles. The action when applied in a prepared medium that is considered resonant results in the generation of drawings, these generated drawings are the shape of the sound and here they were used in the creation of applied patterns to the Textile Surface Design. The methodology used was that of Bruno Munari (2008), which is divided into 12 stages: problem, problem definition, problem components, data collection, data analysis, creativity, materials and technologies, experimentation, model, verification, construction design and solution, for the development of the work was followed each of the steps.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1886
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