Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1887
Title: Desenvolvimento de uma tipografia customizada para a Organização Educacional VIP Aulas Particulares
Authors: Sant’Ana, Fernando Lourenço
Keywords: Design gráfico;Tipografia;Marca;Identidade visual;VIP Aulas Particulares
Date of Defense: 29-Nov-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: SANT’ANA, Fernando Lourenço. Desenvolvimento de uma tipografia customizada para a Organização Educacional VIP Aulas Particulares. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1887.
Abstract: Na identidade visual, a tipografia é um elemento constituinte e assim como os demais ela, deve ser capaz de transparecer a essência da instituição a qual representa. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma tipografia de apoio customizada para uso exclusivo da Organização Educacional VIP Aulas Particulares. O mesmo se justifica pela necessidade de aplicar a teoria em um caso real, observando criticamente os processos que envolvem esta tarefa. A pesquisa se configura como qualitativa exploratória e os instrumentos metodológicos são: pesquisa bibliográfica, pesquisa de internet, análise semiótica, entrevista em profundidade e análise do discurso. Já a metodologia de criação e desenvolvimento de tipografia foram construídos com base nas entrevistas concedidas por profissionais renomados na área, nas quais descrevem seus métodos. Espera-se que o estudo possa contribuir para reflexão sobre a teoria e a prática do design tipográfico, bem como mostrar aos interessados os processos de construção de uma tipografia customizada para uma marca.
In the visual identity the typography is a constituent element and like the others it must be able to convey the essence of the institution which it represents. This study aims to develop a custom typeface for the exclusive use of Educational Organization VIP Aulas Particulares. This work is justified by the necessity to apply the theory in a real case, observing critically the processes that involve this task. The research is configured as exploratory qualitative and the methodological instruments are: bibliography research, internet research, semiotic analysis, in-depth interview and speech analysis. The creative methodology and typography development were created based on interviews granted by renamed professionals in the area, in which they describe their methods. It is expected that this study can contribute to reflection about theory and practice in typographic design as well to show for the interested people the development process of a custom typeface for a brand.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1887
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017FernandoLourençoSantAna.pdf4,61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons