Análise quali-quantitativa da evasão escolar nos cursos técnicos do CEP - Univates: um estudo de caso envolvendo quatro cursos técnicos nas áreas de saúde e tecnologia

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-02
Orientador
Fassini, Edí
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A evasão escolar é um problema que tem se acentuado nos últimos anos, acompanhando a ampliação na oferta de vagas nos cursos técnicos no país nos últimos 15 anos, demandada pela necessidade de mão-de-obra, reflexo do crescimento econômico da última década. Essa evasão tem causado diversos problemas, sendo principalmente: desequilíbrio econômico das instituições de ensino, baixa qualificação dos profissionais e falta de mão de obra especializada. Este artigo apresenta uma discussão acerca da evolução do número de matrículas na educação profissional e da evasão escolar nos cursos técnicos. É apresentado um estudo de caso sobre quatro cursos técnicos do Centro de Educação Profissional da Univates, em dois eixos distintos, o da saúde e da tecnologia. São apresentadas as taxas de evasão para os cursos no período entre 2012 e 2016 e analisados os principais motivos e fatores causadores da evasão escolar, e são propostas, ao final, ações que auxiliem os gestores educacionais a conhecer e a enfrentar e combater tal problema.
Descrição
Palavras-chave
Evasão escolar; Cursos técnicos; Educação profissional
Citação
DIEDRICH, Vinícius Antônio. Análise quali-quantitativa da evasão escolar nos cursos técnicos do CEP - Univates: um estudo de caso envolvendo quatro cursos técnicos nas áreas de saúde e tecnologia. 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 set. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1897.