Estudo comparativo para análise de gerenciamento tradicional: Indicação de aplicação da tecnologia BIM

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-02-28
Orientador
Wojcickoski, Vagner Gonçalves
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O trabalho apresenta ao leitor o desenvolvimento da tecnologia Building Information Modelling (BIM) e a sua eficiência no gerenciamento de projetos. Aponta os benefícios e desafios caso fosse aplicado à uma obra que utilizou um sistema de gerenciamento tradicional. Ao longo da monografia são analisados 4 critérios no gerenciamento de uma obra (cronograma da obra, levantamentos quantitativos, compatibilização de projetos e orçamentos), que são analisados em um empreendimento administrado tradicionalmente. A obra que foi gerenciada de forma tradicional foi comparada com demais obras que utilizaram o sistema de gerenciamento com BIM. “[...]definir elementos de forma interativa... deriva[ndo] seções, planos isométricos ou perspectivas de uma mesma descrição de elementos... qualquer mudança no arranjo teria que ser feita apenas uma vez para todos os desenhos futuros. Todos os desenhos derivados da mesma disposição de elementos seriam automaticamente consistentes... qualquer tipo de análise quantitativa poderia ser ligada diretamente à descrição... fornecendo um único banco de dados automatizado na prefeitura ou no escritório do arquiteto. Empreiteiros de grandes projetos podem achar esta representação vantajosa para a programação e para os pedidos de materiais. ” (Eastman, 1975).
Descrição
Palavras-chave
Building Information Modelling; Gerenciamento de obras; Last Planner System; PPC; Compatibilização de projetos; Cronograma e levantamento quantitativos
Citação
GRIESANG, Arthur Guilherme. Estudo comparativo para análise de gerenciamento tradicional: Indicação de aplicação da tecnologia BIM. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1918.