Levantamento dos modais de transporte dos estudantes no município de Teutônia-RS e sua relação com a oferta de dispositivos para deslocamento de pedestres

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-02-28
Orientador
Fransozi, Carolina Becker Porto
Banca
Nogueira, Matheus Lemos
Mattos, João Rodrigo Guerreiro
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Devido ao êxodo rural que ocorreu em todo território brasileiro nas últimas décadas, diversas escolas tiveram suas atividades comprometidas devido ao reduzido número de estudantes. Para diminuir a evasão escolar e garantir o acesso à educação, o poder público criou programas de transporte escolar. No município de Teutônia, localizado na região do Vale do Rio Taquari – RS, a administração municipal mantém um programa de transporte escolar com veículos coletivos que beneficia 46% dos estudantes matriculados, em todos os níveis e redes de ensino, na área rural e urbana. Diante disso, o presente estudo buscou compreender o funcionamento do serviço de transporte escolar e o perfil dos estudantes. Foi realizada pesquisa de levantamento de dados com estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental para conhecer os modais utilizados nos deslocamentos diários e determinar a extensão do trajeto casa-escola dos alunos residentes na área urbana. Com os dados obtidos, foi elaborado um mapa com uma amostra da distribuição das calçadas na área urbana e utilizadas duas metodologias para verificar se existe alguma relação entre a oferta de calçadas e a escolha do modal para o deslocamento casa-escola. O elevado número de estudantes que utilizam o serviço de transporte escolar é explicado pela abrangência do serviço e poucas restrições existentes à sua utilização. A pesquisa revelou que 40% dos estudantes não possuem calçada no imóvel onde residem e que o percentual de calçadas existente no entorno das escolas, até uma distância de 1500 metros, não tem relação com a proporção de alunos que vão a pé. Entretanto, no comparativo entre o percentual de calçadas no provável trajeto utilizado pelo aluno, constatou-se que aqueles que vão a pé tem uma proporção maior de calçadas disponíveis para seus deslocamentos do que aqueles que utilizam o transporte coletivo. Os resultados obtidos podem auxiliar na otimização do serviço de transporte escolar e justificar investimentos na melhoria das calçadas na área urbana, ampliando os benefícios com economia de recursos públicos.
Descrição
Palavras-chave
Transporte Escolar; Divisão Modal; Calçadas
Citação
TIGGEMANN, Bruno Frederico. Levantamento dos modais de transporte dos estudantes no município de Teutônia-RS e sua relação com a oferta de dispositivos para deslocamento de pedestres. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1919.