Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1925
Title: Avaliação da resistência mecânica à compressão de hiperadobe na cidade de Guaporé, RS - cidade escola AYNI
Authors: Benvegnú, Josué Cristóvão
Keywords: Hiperadobe;Terra crua;Construção civil;Métodos alternativos de construção;Guaporé;Cidade Escola Ayni;Resistência mecânica à compressão
Date of Defense: 6-Dec-2017
Issue Date: 28-Feb-2018
Citation: BENVEGNÚ, Josué Cristóvão. Avaliação da resistência mecânica à compressão de hiperadobe na cidade de Guaporé, RS - cidade escola AYNI. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1925.
Abstract: O impacto ambiental causado pela execução de uma edificação é algo consideravelmente agressivo no ramo da construção civil. Um dos pontos que vem ganhando espaço nos últimos anos é a utilização de materiais com baixo impacto ambiental para esta finalidade. Considerando este conceito, o presente trabalho consiste em realizar um estudo sobre a resistência mecânica à compressão do material utilizado em uma série de edificações que estão sendo construídas em uma área arborizada localizada na cidade de Guaporé – RS, onde será instalada uma escola para crianças, denominada Cidade Escola Ayni. Estas edificações estão sendo construídas pelo método de hiperadobe, ou seja, a utilização de terra crua úmida ensacada, a qual é utilizada como paredes estruturais para as edificações. Com o estudo proposto, se tem a intenção de agregar ao meio acadêmico informações reais de um método pouco conhecido e de grande valor para edificações na região. Pela baixa oferta de informações técnicas e acadêmicas referente a este método construtivo, optou-se em moldar uma série de corpos de prova utilizando os mesmos materiais que estão sendo utilizados no local, com variações nos teores de areia e argila para definição da mistura mais econômica com adequado desempenho mecânico. Através do estudo proposto, concluiu-se que a mescla utilizada atualmente possui os resultados mais favoráveis em comparação as demais mesclas apresentadas.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1925
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017JosueBenvegnu.pdf4,9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons