Avaliação da resistência mecânica à compressão de hiperadobe na cidade de Guaporé, RS - cidade escola AYNI

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-02-28
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O impacto ambiental causado pela execução de uma edificação é algo consideravelmente agressivo no ramo da construção civil. Um dos pontos que vem ganhando espaço nos últimos anos é a utilização de materiais com baixo impacto ambiental para esta finalidade. Considerando este conceito, o presente trabalho consiste em realizar um estudo sobre a resistência mecânica à compressão do material utilizado em uma série de edificações que estão sendo construídas em uma área arborizada localizada na cidade de Guaporé – RS, onde será instalada uma escola para crianças, denominada Cidade Escola Ayni. Estas edificações estão sendo construídas pelo método de hiperadobe, ou seja, a utilização de terra crua úmida ensacada, a qual é utilizada como paredes estruturais para as edificações. Com o estudo proposto, se tem a intenção de agregar ao meio acadêmico informações reais de um método pouco conhecido e de grande valor para edificações na região. Pela baixa oferta de informações técnicas e acadêmicas referente a este método construtivo, optou-se em moldar uma série de corpos de prova utilizando os mesmos materiais que estão sendo utilizados no local, com variações nos teores de areia e argila para definição da mistura mais econômica com adequado desempenho mecânico. Através do estudo proposto, concluiu-se que a mescla utilizada atualmente possui os resultados mais favoráveis em comparação as demais mesclas apresentadas.
Descrição
Palavras-chave
Hiperadobe; Terra crua; Construção civil; Métodos alternativos de construção; Guaporé; Cidade Escola Ayni; Resistência mecânica à compressão
Citação
BENVEGNÚ, Josué Cristóvão. Avaliação da resistência mecânica à compressão de hiperadobe na cidade de Guaporé, RS - cidade escola AYNI. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1925.