Integração de técnicas de previsão de demanda e controle de estoque: estudo de caso em uma empresa do setor de joias folheadas

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-02-28
Orientador
Jacobs, William
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
É importante que toda empresa tenha por objetivo reduzir os custos de manter estoques a um nível de serviço desejável. Para isso, a integração de técnicas de previsão de demanda com o controle dos estoques é fundamental para que o objetivo seja atingido. O presente estudo tem por objetivo desenvolver e analisar os resultados de um método que integre as técnicas de previsão de demanda e controle de estoques em uma empresa do ramo joalheiro. O trabalho é de natureza aplicada; quanto aos objetivos, classifica-se como exploratório e descritivo; a abordagem é classificada como quantitativa; quanto aos procedimentos técnicos, classifica-se como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. O estudo de caso é composto das seguintes etapas: Classificação ABC, com a finalidade de classificar quais são os produtos de maior importância; previsão de demanda, a fim de definir o modelo de previsão; e controle de estoques, com a intenção de saber quais são os estoques mínimos necessários para a empresa não ficar sem atender o cliente, e qual o momento que se deve realizar uma nova compra. O estudo demonstrou que o método de Holt-Winters foi o método de previsão que apresentou os melhores resultados para os produtos classificados como “A” na classificação ABC. Através da técnica de previsão de demanda se obteve os resultados das previsões futuras. Os valores encontrados nas previsões foram utilizados para calcular os estoques de seguranças e o ponto de ressuprimento ou estoque mínimo. Desta forma, integrar as técnicas de previsão de demanda com o controle dos estoques, pois só se controla estoques quando se tem uma previsão e entendimento do que o mercado irá demandar.

It’s important that every company aims to reduce the costs of maintaining stocks to a desirable level of service. For this, technical integration of demand forecast with stocks control is most important to achieve the goal. This study aims to develop and analyze the results about an integration method with demand forecast and stocks control in a jewelry branch company. This work is of an applied nature, goals are classified as exploratory and descriptive, the approach is classified as quantitative and regarding to technical procedures, is classified as a bibliographic research, documentary research and case study. The case study consists of the followings steps: ABC Classification, for the purpose to rank the most important products. Demand Forecast, in order to define the forecast model. And Stocks Control, to knowing the minimum stocks required supplying the clients and when is the best moment to make a new purchase. The Holt-Winters method was the forecasting method that presented the best results for products classified as "A" in the ABC classification. Through the demand forecast method obtained the results about future forecasts. The found values in the forecasts were used to calculate the security stocks and the resupply point or minimum stock. In this way, giving meaning to the study where the techniques of demand forecasting are integrated with stocks control, once only stock is controlled when there is a forecast and understanding of what the market will demand.
Descrição
Palavras-chave
Previsão de demanda; Gestão de estoque; Classificação ABC; Estoque de segurança; Ponto de reposição
Citação
CASONATTO, Liziane. Integração de técnicas de previsão de demanda e controle de estoque: estudo de caso em uma empresa do setor de joias folheadas. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 01 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1941.