Informações contábeis e gerenciais para tomada de decisões nas micro e pequenas empresas do município de Marques de Sousa/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-01-24
Orientador
Künzel, Ari
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A história da Contabilidade está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade de controle da posse e da interpretação dos fatos ocorridos e é uma importante ferramenta para auxiliar na tomada de decisão. Neste sentido, esta monografia teve como objetivo identificar se, as informações contábeis e gerenciais, são utilizadas na gestão das pequenas e médias empresas de Marques de Souza/RS para auxiliar na tomada de decisões. Para desenvolvimento da fundamentação teórica foram utilizadas bibliografias de autores das áreas de pequenas e médias empresas, contabilidade gerencial, análise das demonstrações contábeis e sistemas de informações. Este estudo quanti-qualitativo foi realizado na forma de estudo exploratório, com uma pesquisa de campo, aplicada as empresas ativas no município de Marques de Souza/RS. Os resultados encontrados demonstraram que, os empresários entendem a importância da contabilidade, entretanto, ainda não utilizam todo o seu potencial de geração de informações para a gestão dos negócios e auxílio na tomada de decisões.
Descrição
Palavras-chave
Contabilidade; Pequenas e médias empresas; Tomada de decisões; Marques de Souza
Citação
AREND, Célia Luana. Informações contábeis e gerenciais para tomada de decisões nas micro e pequenas empresas do município de Marques de Sousa/RS. 2017. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1972.