Análise da influência da densidade no desenvolvimento de larvas de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758)) durante o processo de reversão sexual

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-06-18
Orientador
Grillo, Hamilton César Zanardi
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este estudo foi desenvolvido com o intuito de avaliar densidades de estocagem de larvas de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) da linhagem GIFT, realizado em gaiolas (hapas), durante a fase de reversão sexual em uma estação de piscicultura. Utilizaram-se 12000 larvas com massa inicial de 0,001 mg e comprimento total de 7 mm em doze gaiolas (hapas) de 1 m2, nas densidades de 500, 1000 e 1500 larvas/m2, em delineamento totalmente aleatório com três repetições. Essas foram alimentadas com ração farelada com 55% de proteína bruta contendo 60 mg de metiltestosterona/kg, oito vezes ao dia, durante 28 dias. Avaliaram-se as médias de massa e comprimento utilizando análise de variância pelo teste Tukey, sendo encontradas diferenças significativas entre os três tratamentos (p>,0001). Estas relações foram inversamente proporcionais à densidade de estocagem. Constatou-se o mesmo fato quanto ao ganho de peso diário. A conversão alimentar foi alta nos três tratamentos, no entanto, a estocagem de maior densidade obteve a melhor conversão alimentar (2,50). A taxa de sobrevivência ficou acima de 80% nos três tratamentos, porém com a menor densidade obteve a maior taxa (90,90%). Os parâmetros da qualidade de água (temperatura, oxigênio, pH) mantiveram-se dentro de limites adequados, havendo pequenas variações de amônia e nitrito. Assim, apesar dos três tratamentos apresentarem desempenhos aceitáveis para a fase de reversão sexual de tilápia do Nilo, constatou-se que a densidade de estocagem exerceu influência no desenvolvimento das larvas, sendo este inversamente proporcional àquela. A densidade de estocagem que mais se desenvolveu e obteve maior taxa de sobrevivência foi a de 500 larvas/m2 e a de menor desenvolvimento correspondeu a de 1500 larvas/m2.
Descrição
Palavras-chave
Tilápia do Nilo; Densidade de estocagem; Reversão sexual; Desenvolvimento de larvas
Citação
DALFERTH, Janaína Raquel. Análise da influência da densidade no desenvolvimento de larvas de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758)) durante o processo de reversão sexual. 2017. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1997.