Simulações e aprendizagens baseadas em problemas: uma experiência de uso de metodologias ativas em um curso técnico de enfermagem

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-06-25
Orientador
Padilha, Teresinha Aparecida Faccio
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Muitos avanços na área educacional são percebidos no sentido de romper com paradigmas enraizados propondo-se inovações que buscam o desenvolvimento de novas habilidades. O contexto do ensino técnico, por sua vez, tem a premissa de formar profissionais com um perfil que atenda novas demandas do mercado de trabalho. Deste modo, as metodologias ativas de ensino e de aprendizagens se mostram aliadas de potencial na prática docente. Sendo assim, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo investigar como uma prática pedagógica desenvolvida com uso de simulações reais de casos e de situações problemas na disciplina de Atendimento de Urgência em um curso técnico em Enfermagem pode contribuir na formação profissional dos alunos envolvidos. A pesquisa é realizada em consonância com os princípios qualitativos e quantitativos que se complementam entre si. A coleta de dados é feita por meio de um questionário realizado no início e no final da intervenção pedagógica e de um diário de bordo com registro das percepções do docente que conduz a prática pedagógica. Os questionários apontaram progresso significativo na aprendizagem dos alunos que foram unânimes em atribuir relativo grau de importância às atividades práticas para suas formações. Os resultados então indicaram que o uso da simulação e da aprendizagem baseada em problemas estimula a curiosidade e possibilita a vinculação dos conhecimentos teóricos com a prática da futura atuação profissional colaborando com a melhor preparação para o ingresso no mercado de trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Metodologias ativas; Enfermagem; Aulas práticas; Simulados; Ensino
Citação
LEMOS, Rosa Maria Rodrigues. Simulações e aprendizagens baseadas em problemas: uma experiência de uso de metodologias ativas em um curso técnico de enfermagem. 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 set. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2021.