Uso de tecnologias digitais: relato de experiência do uso de aplicativo móvel como auxílio no processo ensino e aprendizagem de anatomia humana

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-06-25
Orientador
Ahlert, Edson Moacir
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este estudo visou avaliar e comparar duas sequências didáticas baseadas no modelo tradicional de ensino e na utilização de aplicativo para dispositivos móveis, como auxílio ao aprendizado, de anatomia humana, analisando a opinião dos alunos sobre as atividades realizadas, bem como das percepções do autor no tocante à metodologia proposta. A prática foi realizada na disciplina de Anatomia e Fisiologia Humanas I, do Curso Técnico de Enfermagem, da Univates, no segundo semestre de 2017, durante dois encontros. A didática utilizada consistiu da utilização de tecnologias digitais a partir do uso do aplicativo de celular em três dimensões e o modelo tradicional de ensino com auxílio de moldes anatômicos e aulas dialogadas. A avaliação da metodologia foi feita por meio de questionário aplicado a turma, pelo Google Forms, e por observações feitas à partir da análise da professora. A partir da análise dos resultados, após aplicação das sequências didáticas e posterior avaliação, verificou-se que a utilização de tecnologias digitais complementou e facilitou o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de anatomia humana, sendo de grande valia na construção do conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologias digitais; Dispositivos móveis; Ensino e aprendizagem
Citação
BALDO, Ana Paula Vendruscolo. Uso de tecnologias digitais: relato de experiência do uso de aplicativo móvel como auxílio no processo ensino e aprendizagem de anatomia humana. 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2029.