Incidência de dor musculoesquelética relacionada à prática de instrumentos musicais em músicos de uma orquestra do Vale do Taquari

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-07-04
Orientador
Sehnem, Eduardo
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Contextualização: A performance musical exige, do músico, alta habilidade neuromuscular, velocidade, precisão e ainda resistência física, podendo causar problemas de saúde. Algumas disfunções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho do músico são frequentes, com prevalência acima de 70% em integrantes de orquestras. Objetivo: Avaliar a incidência de queixas musculoesqueléticas relacionadas à prática de instrumentos de cordas, sopro, percussão ou outros instrumentos em músicos de uma Orquestra. Desenho do estudo: Estudo transversal, quantitativo de campo. Método: Foram avaliados 24 músicos, sendo 22 do sexo masculino (91,6%) e 2 do sexo feminino (8,33%), com idade média de 34,00 anos (±08,05), integrantes de uma Orquestra do Vale do Taquari – RS. Para coleta dos dados, foi utilizado o Diagrama de Corlett. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva. Resultados: Da amostra, 58,33% dos músicos relataram apresentar algum tipo de queixa musculoesquelética. Desta população, as áreas com dor relatada foram coluna cervical, torácica e lombar, ombros e demais segmentos dos membros superiores. Conclusão: conclui-se que a identificação dos fatores de risco associados à prática musical é imprescindível para a viabilização das ações preventivas com o intuito de minimizar efeitos danosos que, em algum momento, possam levar à interrupção dos estudos ou da carreira, tendo em vista às exigências de um mercado de trabalho restrito e altamente competitivo.
Descrição
Palavras-chave
Música; Dor musculoesquelética; Doenças profissionais
Citação
GRAZIOLA, Gustavo. Incidência de dor musculoesquelética relacionada à prática de instrumentos musicais em músicos de uma orquestra do Vale do Taquari. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Fisioterapia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2056.
Coleções