Avaliação dos resultados econômico-financeiros da avicultura de corte e bovinocultura leiteira em uma propriedade rural de Teutônia/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-09-04
Orientador
Kappler, Valmor Arsildo
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Na atividade rural, além de uma ótima gestão da produção também deve haver o cuidado com a gestão administrativa, para se saber a origem das receitas, custos e despesas da atividade. Esta distinção é fundamental em propriedades que possuem mais de uma atividade, e que muitas vezes compartilham recursos financeiros entre elas e podem estar mascarando prejuízos. Diante deste cenário, esta monografia tem como objetivos: apurar as receitas, custos e despesas em cada atividade; avaliar os resultados econômico-financeiros da produção de leite e frangos de corte e criar uma ferramenta de apuração dos resultados por atividade útil aos produtores. Este estudo foi realizado em uma propriedade rural localizada no município de Teutônia/RS, identificando o resultado da produção leiteira e da produção de frangos de corte de 6 lotes, com base no período de janeiro a dezembro de 2017. Na fundamentação teórica, foram abordados assuntos referentes à rural, contabilidade de custos e contabilidade gerencial. A metodologia desta pesquisa quanto à natureza da abordagem é quantitativa; quanto aos seus procedimentos técnicos é pesquisa bibliográfica, documental e de campo; e quanto aos objetivos é exploratória. Para a coleta de dados procedeu-se a pesquisa de campo, com entrevista semiaberta e observação, e a pesquisa documental e bibliográfica. Após, realizou-se a análise descritiva e documental. Os resultados mostram que a bovinocultura leiteira apresentou um prejuízo de R$24.394,15 e a avicultura de corte um lucro de R$63.508,92, o que confirma que a produção de leite está absorvendo recursos advindos da avicultura de corte concedendo aos produtores um apoio financeiro frente à crise da baixa do preço do leite.
Descrição
Palavras-chave
Avicultura de corte; Bovinocultura leiteira; Contabilidade rural; Propriedade rural
Citação
ARENDT, Cíntia. Avaliação dos resultados econômico-financeiros da avicultura de corte e bovinocultura leiteira em uma propriedade rural de Teutônia/RS. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2086.