Análise da sustentabilidade econômica em uma organização de agricultores que atua com produção orgânica no sul do Brasil: o caso da cooperativa de agricultores ecológicos do Vale do Caí - ECOCITRUS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2011-06-08
Orientador
Schultz, Glauco
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa buscou analisar a sustentabilidade de uma organização de agricultores que atua com produção orgânica por meio de questões relacionadas ao mercado, à gestão organizacional da cooperativa e a organização da produção, o caso da cooperativa de agricultores ecológicos do Vale do Caí – Ecocitrus. O entendimento das relações de mercado instituídas pelas organizações de agricultores tem um papel fundamental na promoção da sustentabilidade junto a sistemas de produção. Assim, identificar a percepção e significados atribuídos pelas organizações de agricultores poderá contribuir no conhecimento sobre sustentabilidade, descobrir como os agricultores relacionam-se e por sua vez como adotam as suas práticas, manejo de produção, planejamentos organizacionais e tomadas de decisão. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo descrever as relações estabelecidas pelas organizações de agricultores com o mercado, caracterizar as relações dos agricultores com as organizações e analisar a sustentabilidade das propriedades que atuam com a produção orgânica. Esse trabalho é um estudo de caso exploratório, de viés qualitativo, com a utilização de entrevistas em profundidade e semiestruturadas e busca interpretar como os produtores de orgânicos compreendem a sustentabilidade de uma forma global, bem como são vivenciadas as suas práticas e relações. A amostra da pesquisa foi por conveniência, e os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a cooperativa Ecocitrus é uma organização de agricultores que atua com produção orgânica que apresenta as características necessárias para a sustentabilidade das suas atividades. Essa constatação decorre, fundamentalmente, da análise das características estabelecidas pela cooperativa com o mercado, das relações com os seus sócios e das formas de organização da produção.
Descrição
Palavras-chave
Sustentabilidade; Agricultura Orgânica; Sistema Orgânico de Produção; Agroecologia; Desenvolvimento Sustentável
Citação
FARIAS, Elisandra Marluce De Brito. Análise da sustentabilidade econômica em uma organização de agricultores que atua com produção orgânica no sul do Brasil: o caso da cooperativa de agricultores ecológicos do Vale do Caí - ECOCITRUS. 2011. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 mar. 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/209.
Licença