Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/209
Title: Análise da sustentabilidade econômica em uma organização de agricultores que atua com produção orgânica no sul do Brasil: o caso da cooperativa de agricultores ecológicos do Vale do Caí - ECOCITRUS
Authors: Farias, Elisandra Marluce De Brito  Lattes
Keywords: Sustentabilidade;Agricultura Orgânica;Sistema Orgânico de Produção;Agroecologia;Desenvolvimento Sustentável
Date of Defense: 25-Mar-2011
Issue Date: 8-Jun-2011
Citation: FARIAS, Elisandra Marluce De Brito. "Análise da sustentabilidade econômica em uma organização de agricultores que atua com produção orgânica no sul do Brasil: o caso da cooperativa de agricultores ecológicos do Vale do Caí - ECOCITRUS". 2011. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 mar. 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/209>.
Abstract: A presente pesquisa buscou analisar a sustentabilidade de uma organização de agricultores que atua com produção orgânica por meio de questões relacionadas ao mercado, à gestão organizacional da cooperativa e a organização da produção, o caso da cooperativa de agricultores ecológicos do Vale do Caí – Ecocitrus. O entendimento das relações de mercado instituídas pelas organizações de agricultores tem um papel fundamental na promoção da sustentabilidade junto a sistemas de produção. Assim, identificar a percepção e significados atribuídos pelas organizações de agricultores poderá contribuir no conhecimento sobre sustentabilidade, descobrir como os agricultores relacionam-se e por sua vez como adotam as suas práticas, manejo de produção, planejamentos organizacionais e tomadas de decisão. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo descrever as relações estabelecidas pelas organizações de agricultores com o mercado, caracterizar as relações dos agricultores com as organizações e analisar a sustentabilidade das propriedades que atuam com a produção orgânica. Esse trabalho é um estudo de caso exploratório, de viés qualitativo, com a utilização de entrevistas em profundidade e semiestruturadas e busca interpretar como os produtores de orgânicos compreendem a sustentabilidade de uma forma global, bem como são vivenciadas as suas práticas e relações. A amostra da pesquisa foi por conveniência, e os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a cooperativa Ecocitrus é uma organização de agricultores que atua com produção orgânica que apresenta as características necessárias para a sustentabilidade das suas atividades. Essa constatação decorre, fundamentalmente, da análise das características estabelecidas pela cooperativa com o mercado, das relações com os seus sócios e das formas de organização da produção.
URI: http://hdl.handle.net/10737/209
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElisandraFarias.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.