Análise do perfil do cliente inadimplente na empresa Neugebauer Alimentos S/A

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-09-05
Orientador
Braido, Gabriel Machado
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As políticas de crédito e cobrança e a inadimplência já foram objeto de diversas pesquisas acadêmicas, porém, cada organização possui características distintas das demais. Diante disso, o presente estudo visou identificar o perfil dos clientes inadimplentes, bem como, a proposição de melhorias nas políticas de crédito e cobrança da empresa Neugebauer Alimentos S/A, a fim de reduzir o índice de inadimplência. A presente pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, com uma abordagem quanti-qualitativa, sendo amparada por uma pesquisa bibliográfica, documental e por meio de entrevistas semiestruturadas com os funcionários envolvidos no processo. Os dados coletados foram analisados e os procedimentos utilizados pela empresa atualmente foram descritos, para que em um segundo momento, fossem propostas melhorias para a redução do índice de inadimplência, de acordo com a literatura estudada. Dentre elas, destacam-se: maior rigidez na exigência da documentação dos clientes, atualização semestral dos cadastros e do limite de crédito, documentação da política de crédito, mensuração do custo benefício das cobranças judiciais, formalização dos procedimentos da cobrança e cálculo do aging mensalmente como medida de controle da inadimplência.
Descrição
Palavras-chave
Inadimplência; Índice de inadimplência; Aging das contas a receber; Políticas de crédito e cobrança; Perfil do cliente inadimplente
Citação
PREDIGER, Luana Caroline Millarch. Análise do perfil do cliente inadimplente na empresa Neugebauer Alimentos S/A. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2094.