Comportamento do cliente organizacional: quais são os fatores que definem a compra de nobreak

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Data
2018-09-04
Orientador
Berrá, Lizete
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Resumo
A dependência das organizações pela energia elétrica em suas atividades cotidianas e a necessidade de manter em operação críticos ativos de tecnologia da informação, combinado ao fato das frequentes falhas no fornecimento de energia por parte das concessionárias, faz com que muitas organizações se previnam com equipamentos chamados nobreak. A escolha de compra por determinada topologia ou marca de equipamento envolve diversas variáveis comportamentais e econômicas. Diante do exposto, o problema de pesquisa busca responder quais são os atributos considerados, pelos clientes organizacionais, na decisão de compra de um nobreak. Os objetivos são identificar o perfil das organizações pesquisadas; verificar quem é o decisor da compra e qual seu nível de conhecimento técnico sobre a tecnologia nobreak; verificar quais as marcas mais lembradas pelos clientes pesquisados. Para dar suporte à pesquisa, este trabalho, no seu referencial teórico, apresenta conceitos referentes à cultura e comportamento organizacional, comportamento de compra do cliente organizacional, tomada de decisão e tecnologia nobreak. O método utilizado é baseado na pesquisa quantitativa e descritiva e busca-se, como resultado, identificar quais são os atributos considerados, pelos clientes organizacionais, na decisão de compra de um nobreak. No que diz respeito ao perfil das organizações pesquisadas, constatou-se que a maioria são indústrias de médio porte localizadas na região da Serra Gaúcha e que possuem mais de 70 máquinas (computadores e servidores) e possuem um setor específico de TI. Quanto ao perfil do decisor de compras de TI, constata-se que são, em sua maioria, homens com idade entre 30 e 40 anos e com mais de cinco anos de experiência. Apesar da experiência avançada, a maioria classifica seu conhecimento técnico sobre nobreaks como intermediário, necessitando de ajuda na hora de decidir uma compra, procurando auxílio com empresas especializadas em nobreaks e/ou com usuários internos. Referente à marca mais lembrada destaca-se a marca Logmaster, seguida das marcas CP/Schneider e NHS. Quanto aos atributos mais considerados na compra de nobreak, constatou-se a opção pela tecnologia do equipamento com 36,9% dos votos, seguido do preço com 34% dos votos. Ainda quanto aos atributos, dentro do quesito produto, além da topologia do equipamento, outro fator de destaque foi quanto à qualidade das baterias fornecidas na solução vendida. Nos serviços, os atributos com melhor pontuação foram o conhecimento técnico para a solução dos problemas e a transparência nas tratativas entre as partes. Quanto ao preço, destacou-se a importância da possibilidade de parcelamento e do desconto para pagamento à vista. No que diz respeito à praça, o tempo de deslocamento nos chamados técnicos é fator importante e influencia na compra de nobreak.
Descrição
Palavras-chave
Nobreak; Escolha de compra; Comportamento do cliente organizacional; Atributos considerados
Citação
SULZBACH, Giane. Comportamento do cliente organizacional: quais são os fatores que definem a compra de nobreak. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Administração - LFE Administração de Empresas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2102.