Análise de risco e retorno no estudo de viabilidade econômica e financeira para implantação de um minimercado virtual na cidade de Roca Sales-RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-09-04
Orientador
Fuhr, Ilocír José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a viabilidade econômica e financeira da implantação de um minimercado virtual localizado na cidade de Roca Sales/RS, considerando-se o risco associado ao retorno esperado para o investimento. Este estudo propôs-se responder cinco objetivos específicos: verificar a estrutura física necessária para abertura do estoque do minimercado; identificar o investimento e financiamento necessários; projetar fluxos de caixa muito pessimista, pessimista, normal, otimista e muito otimista de acordo com as receitas esperadas, custos e despesas necessários; calcular a viabilidade do projeto através de indicadores econômico-financeiros como TMA, VPL, TIR, Payback e IL e analisar o risco associado ao retorno esperado. Tratou-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e que possui natureza qualitativa e quantitativa de abordagem. Para a obtenção do conhecimento necessário sobre o assunto foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. As informações encontradas ao longo da pesquisa, junto com cálculos estatísticos e análises de risco e retorno, forneceram base sólida para a tomada de decisão sobre a implantação do projeto.
Descrição
Palavras-chave
Análise de viabilidade; Risco e Retorno; E-commerce
Citação
SEBBEN, Jéssica Magnani. Análise de risco e retorno no estudo de viabilidade econômica e financeira para implantação de um minimercado virtual na cidade de Roca Sales-RS. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2104.