Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-09-04
Orientador
Berrá, Lizete
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A cerveja artesanal é uma bebida existente há séculos, e não há consenso sobre sua origem, as primeiras cervejas artesanais foram produzidas na idade média, mas foi nos últimos anos que teve um novo aparecimento no Brasil. Com a revolução no mundo das cervejas, o consumidor de cerveja vem optando pelo consumo das cervejas artesanais. Assim, esta monografia tem como principal objetivo compreender o comportamento dos consumidores de cerveja artesanal nos municípios de Lajeado, Estrela e Teutônia no estado do (RS). Haja visto, o grande potencial de crescimento do mercado de cervejas artesanais nos últimos anos (ABRASERV 2018). Este estudo visa contribuir com informações aos empresários do ramo local. Para fundamentar as análises, foram utilizados conceitos de autores ligados ao marketing e relacionados com o comportamento do consumidor, como fatores que influenciam no comportamento do consumidor, sendo eles culturais, sociais, pessoais, psicológicos, etapas dos processos de decisões de compra (reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra, comportamento pós-compra), e satisfação total do consumidor. O levantamento dos dados deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória com pesquisa semiestruturada, onde os dados foram coletados por meio de 11 entrevistas em profundidade com consumidores. Através de uma análise dos dados obtidos nas entrevistas pode-se concluir a percepção dos consumidores frente ao produto. Os consumidores procuram a cerveja artesanal pelo gosto e sabor e os ingredientes da bebida, sendo os tipos de cerveja mais aceitas a Pilsen e a Pale Ale. Os consumidores compram a cerveja artesanal levando em conta o estilo e valor que será gasto com o produto. Por fim, os entrevistados relatam que a cerveja artesanal proporciona uma experiência em reunir amigos, ligando a sensação de descobrir novos gostos e sabores.
Descrição
Palavras-chave
Marketing; Comportamento do consumidor; Cerveja artesanal
Citação
NARDI, Renan Gustavo. Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2107.