Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/211
Title: Avaliação do processo de digestão anaeróbia na geração de energia a partir de dejetos suinos e bovinos de leite com suplementação de glicerina residual bruta oriunda da produção de biodiesel
Authors: Backes, Gladis Maria  Lattes
Keywords: Biodigestão;Biogás;Metano;Dejetos suínos;Dejetos bovinos;Glicerina
Date of Defense: 11-Mar-2011
Issue Date: 8-Jun-2011
Citation: BACKES, Gladis Maria. "Avaliação do processo de digestão anaeróbia na geração de energia a partir de dejetos suinos e bovinos de leite com suplementação de glicerina residual bruta oriunda da produção de biodiesel". 2011. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 mar. 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/211>.
Abstract: O uso de dejetos de animais com materiais não-agrícolas é uma opção que está sendo explorada na digestão anaeróbia pelos benefícios do aumento da produção de biogás. A glicerina residual bruta possui perspectiva de crescimento de oferta, pois é um sub-produto de produção do biodiesel, com alto teor de carbono facilmente degradável, podendo assim, ser utilizado como suplemento na digestão anaeróbia para incremento na produção de biogás. A adição de diferentes quantidades de glicerina bruta (3, 6 e 9% v/v) foi utilizada como um suplemento na biodigestão anaeróbia em sistema de batelada, com dejetos de suínos e de bovinos de leite, e uso de 40% (v/v) de inóculo, realizado em escala de laboratório. Os reatores anaeróbios foram operados sob condições mesofílicas (35°C) num tempo de retenção hidráulica (TRH) de 38 dias para os dejetos suínos e 46 dias para os dejetos bovinos. Estes foram analisados para determinar como o processo de biodigestão, a produção de biogás e de metano (CH4) foram afetados pela adição da glicerina. A adição de 6% de glicerina bruta adicionada aos dejetos suínos proporcionou um aumento significativo na produção de biogás e maior teor em metano (CH4). A glicerina aumentou a produção de biogás associada aos dejetos de bovinos de leite, mas sem diferença significativa. Porém a digestão de nutrientes nos dejetos diminuiu. A adição de glicerina em todos os níveis resultaram em uma sobrecarga de demanda química de oxigênio (DQO), aumento da concentração de carbono orgânico dissolvido (COD), e pouca redução dos sólidos voláteis (SV), revertendo em baixa degradação da matéria orgânica. O pH teve queda acentuada nos reatores com adição de 9% de glicerina. O uso da glicerina bruta foi reconhecida com potencial energético para ser usado na suplementação da digestão anaeróbia com dejetos de suínos e bovinos de leite, desde que observada a proporção máxima e o espaçamento entre as adições.
URI: http://hdl.handle.net/10737/211
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GladisBackes.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.