Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2114
Title: A (in)coerência do discurso multimodal: um estudo da marca Insecta Shoes
Authors: Kehl, Carolina
Keywords: Marca;Branding;Discurso Multimodal da Marca;Sustentabilidade;Insecta Shoes
Date of Defense: 28-Jun-2018
Issue Date: 27-Aug-2018
Citation: KEHL, Carolina. A (in)coerência do discurso multimodal: um estudo da marca Insecta Shoes. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2114.
Abstract: Nos últimos anos, o tema sustentabilidade com ênfase na ecologia tem ganhado relevância na sociedade. Muitas marcas foram criadas ou adaptadas para atender a esta demanda e conquistar novos consumidores, especialmente, aqueles que adotam uma postura em prol do meio ambiente. Observamos que algumas marcas são impecáveis nessa questão; entretanto, outras aproveitam o contexto e usam truques e armadilhas para enganar o consumidor. O sucesso de uma marca está vinculado à sua imagem- conceito positiva, que é construída por meio de seu Discurso Multimodal coerente. Sendo assim, o objetivo deste estudo é averiguar a (in)coerência da marca Insecta Shoes, por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, embasada na Hermenêutica de Profundidade, tendo como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, pesquisa de internet, análise do Discurso Multimodal da Marca e análise semiótica. O estudo se justifica na medida em que a marca é constituída pelos seus atos sociais, que formam o seu discurso multimodal. Por isso, é fundamental que os gestores de marca dominem esse tema para não colocar em risco a reputação da marca que está a seu cuidado. Como resultado, verificamos que o Discurso Multimodal da Marca Insecta Shoes é incoerente, o que pode afetar outras marcas a ela associadas. Esperamos que o presente estudo possa alertar os gestores de marca quanto à importância do Discurso Multimodal e da análise crítica de suas práticas.
In recent years, the theme of sustainability with an emphasis on ecology has gained relevance in society. Many brands have been created or adapted to meet this demand and win over new consumers, especially those who take an attitude towards the environment. We note that some brands are impeccable on this issue; however, others take advantage of the context and use tricks and pitfalls to deceive the consumer. The success of a brand is tied to its positive concept image, which is built through its coherent Multimodal Discourse. Thus, the objective of this study is to investigate the (in)coherence of the Insecta Shoes brand, through an exploratory qualitative research based on the Hermeneutics of Depth, having methodological tools such as bibliographical research, internet research, Mark and semiotic analysis. The study is justified insofar as the brand is constituted by its social acts, which form its multimodal discourse. It is therefore imperative that brand managers dominate this subject so as not to jeopardize the reputation of the brand in their care. As a result, we find that the Insecta Shoes Multimodal Speech is inconsistent, which may affect other brands associated with it. We hope that the present study can alert brand managers to the importance of Multimodal Speech and the critical analysis of their practices.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2114
Appears in Collections:Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda

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