Desenvolvimento de um guia para popularizar os conhecimentos básicos da identidade da marca

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Data
2018-08-27
Orientador
Brod, Rodrigo De Azambuja
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Resumo
Este trabalho faz um levantamento das informações acerca da identidade da marca e os elementos que a constituem, com o objetivo de desenvolver uma ferramenta para a popularização de seus conhecimentos básicos. Visto que as micro e pequenas empresas possuem dificuldades para criar e estabelecer suas marcas, este trabalho tem por objetivo facilitar o acesso das informações sobre identidade da marca para este conjunto de pessoas por meio do auxílio do Design. A partir deste entendimento foram introduzidos os assuntos referentes às marcas, que envolvem a apresentação do crescimento de sua importância para as empresas ao longo do tempo, assim como suas funções e benefícios. Em paralelo as definições de marca estão apresentadas as definições de identidade da marca, bem como sua relevância, importância e conceitos gerais baseados em diversos autores. Apresentou-se que a identidade da marca é composta por diversos elementos, os quais dão forma às suas características finais. Para a conceber o resultado final deste projeto foi criada uma metodologia baseada em diversos autores, a qual foi desenvolvida para suprir as necessidades criativas do trabalho. Ela se desenvolve com a definição das diretrizes de geração de conteúdo e sua organização em formato de guia, o qual foi delimitado por diversos fatores que tornaram os conteúdos apresentados de fácil entendimento. Para validar os resultados foram realizadas entrevistas com empreendedores, os quais afirmaram sua importância e confirmaram sua utilidade. Por fim foi desenvolvida a solução final com base nos estudos e análises apresentadas, ela visa colaborar com as empresas de forma a auxiliar a geração de marcas com propósitos cada vez mais relevantes para o mundo atual.

This paper gathers information about brand identity and the elements that constitute it, aiming the development of a tool in order to popularize its basic pieces of knowledge. Considering the fact that micro and small-sized enterprises face difficulties when trying to establish their brands, this paper aims to make it easier for them to access this information concerning brand identity with the aid of design. Bearing this in mind, brand issues were introduced regarding the presentation of the increase of their significance for companies through time, as well as their functions and benefits. In addition to the definition of the brand, there is the depiction of brand identity, as well as its relevance, importance and, elementary concepts based on various authors. It is understood that brand identity is composed of a variety of elements, which gives form to its final characteristics. In order to bestow upon this project a final outcome, it was created a methodology based on an assortment of authors, which was developed in order to supply the lack of creativity in the job. It unfolds with the definition of the guidelines of content creation and its arrangement in the form of a guide, which was delimited by a range of factors that organized the presented content in an understandable manner. In order to validate the results, interviews with entrepreneurs were made, whose answers affirmed the utter importance and utility of it. Lastly, it was developed a final solution based on the presented studies and analyses, its main scope is to collaborate with companies, aiding the creation of brands with relevant importance for the world we live now.
Descrição
Palavras-chave
Design; Identidade da marca; Marca; Micro e pequenas empresas
Citação
ZANDONOTO, Ismael. Desenvolvimento de um guia para popularizar os conhecimentos básicos da identidade da marca. 2018. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2116.
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