Projeto de produto para auxiliar mulheres em fase de tratamento e recuperação do câncer de mama

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-08-27
Orientador
Dapper, Silvia Trein Heimfarth
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O câncer é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo uma das principais causas de morte nos dias de hoje. A imersão por parte dos profissionais da saúde é inevitável, tendo em vista a gravidade da doença para o paciente. Os reflexos psicológicos também afetam os familiares e os amigos que o acompanham. Em decorrência do elevado índice de mulheres diagnosticadas anualmente com câncer de mama, entidades governamentais e profissionais de diversas áreas vêm se mobilizando para tentar reduzir ao máximo esses números, bem como elevar os índices de pessoas curadas. Assim posto, este trabalho visa propor uma intervenção de ressignificação de felicidade e importância social à paciente, com o propósito de revitalizar suas energias a partir de incentivos por materiais significativos em sua história de vida. Para isso, o estudo foi desenvolvido a partir do contexto histórico da doença, passando pelos estágios psicológicos principais da recuperação, bem como realizando um levantamento de dados na forma qualitativa com mulheres que conviveram ou convivem com a doença e com profissionais da saúde. O estudo contou com a metodologia de Bruno Munari (1998) para ser conduzido de forma coerente e organizado. O contexto no qual a ação se insere exigiu análises ergonômicas e de materiais cabíveis para que sua aplicação desempenhasse o impacto positivo esperado, refletindo diretamente no ânimo da paciente e também em seus familiares, tornando os dias de tratamento menos pesados e, consequentemente, aproximando pessoas que em outras situações não desfrutariam dessa união. Ao final, foram agregadas as informações bibliográficas e de pesquisa, as quais nortearam os desenvolvimentos criativo, construção do produto e sua funcionalidade.

Cancer is a public health problem in Brazil and the world, being one of the main causes of death nowadays. Immersion by health professionals is unavoidable in view of the severity of the disease to the patient. Psychological reflexes also affect family members and friends who accompany them. As a result of the high number of women diagnosed annually with the development of breast cancer, government entities and professionals from other areas have been mobilizing to try to reduce these numbers as much as possible, as well as raising the rates of people who are cured. Therefore, this paper proposes an alteration in the meaning of happiness and social importance to the patient, aiming the energy body revitalization with the aid of significant apparatus in the course of her life. For this purpose, the study was developed bearing the historical context of the disease in mind, going through the main psychological stages of recovery as well as a qualitative research with women that live with the illness, and health professionals. The paper considered the methodology of Bruno Munari (1998) in order to be conducted in an organized and coherent way. This specific context requested ergonomic analysis and the research of proper apparatus, therefore the application could unfold into the expected positive impact, reflecting directly on the patient and her relatives' cheer, ergo making the ays of treatment less difficult and, consequently creating bonds between people that otherwise would not enjoy this experience of union. To sum up, the bibliographic and research information was gathered, in order to organize the creative evelopment, the building of the product, and its functionalities.
Descrição
Palavras-chave
Câncer de mama; Design; Design Social; Design Emocional
Citação
BALDISSERA, Lucas Cristiano. Projeto de produto para auxiliar mulheres em fase de tratamento e recuperação do câncer de mama. 2018. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2118.
Coleções