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dc.contributor.authorAppel, Daiane Cristina-
dc.date.accessioned2018-09-12T13:56:27Z-
dc.date.available2018-09-12T13:56:27Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.date.submitted2018-07-06-
dc.identifier.citationAPPEL, Daiane Cristina. A representatividade e a representação da personagem negra em obras literárias infantis distribuídas pelo MEC através do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2124. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/2124-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta um estudo acerca da representação e da representatividade da personagem negra na literatura infantil, fazendo, para tanto, uma análise dos livros infantis distribuídos pelo MEC, mais precisamente em obras disponibilizadas às escolas pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), desde o ano de 2010 até 2014, na Categoria 3 (anos iniciais). Na análise procurou-se verificar se há obras com a presença da personagem negra e como ela está figurada dentro destas por meio do texto e das ilustrações. A partir dessa pesquisa e análise, oportunizou-se uma oficina sobre o tema do presente artigo a profissionais da educação de uma escola pública no intuito de refletir acerca da importância do uso de livros que tenham personagens negras em sala de aula. Na oficina, os educadores puderam perceber que nos livros utilizados a presença do negro vinha representada por uma cultura, pela falta de interação com outras personagens brancas ou, ainda, acompanhada da pobreza. A partir da pesquisa e dos resultados da oficina, conclui-se que das obras distribuídas, poucas têm a representatividade da personagem negra e menos ainda sua representação.pt_BR
dc.description.abstractThe present article presents a study about the representation and representativeness of black characters in children’s literature, carrying out, therefore, an analysis of the children's books distributed by MEC, more precisely in works made available to schools by PNBE (National Program for School Library), from the year 2010 to 2014, in Category 3 (initial years). In the analysis, we sought to verify if there are works with the presence of black characters and how they are represented in these by means of the text and the illustrations. From this research and analysis, a workshop on the subject of this article was offered to professionals of education of a public school in order to reflect on the importance of using books that have black characters in the classroom. In the workshop, the educators could see that, in the books used, the presence of black people was represented by a culture, by the lack of interaction with other white characters or even accompanied by poverty. From the research and the results of the workshop, we conclude that, of the works distributed, few have the representation of black characters and still fewer, their representation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectnegropt_BR
dc.subjectrepresentatividadept_BR
dc.subjectliteratura infantilpt_BR
dc.subjectPNBEpt_BR
dc.titleA representatividade e a representação da personagem negra em obras literárias infantis distribuídas pelo MEC através do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)pt_BR
dc.typearticlept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4532364124473624pt_BR
mtd2-br.advisor.nameHaetinger, Rosiene Almeida Souza-
bdu.cnpq.areaLLApt_BR
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