Os índices preocupantes de leitura e de escrita no Brasil – O que se faz com eles?

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Data
2018-08-29
Orientador
Bublitz, Grasiela Kieling
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Resumo
Após cada edição, os resultados da Prova Brasil, que avalia a capacidade de compreensão em Língua Portuguesa e em Matemática de alunos dos quintos e nonos anos do Ensino Fundamental, são mais preocupantes, demonstrando a urgência em buscar soluções para possíveis falhas no processo escolar. A partir disso, com este trabalho, buscam-se esclarecimentos sobre o que está acontecendo com o ensino, atentando-se especificamente à área da Língua Portuguesa, analisando pela perspectiva dos baixos resultados obtidos em leitura e escrita nas avaliações elaboradas pelo governo. Para essa análise, são utilizados como suporte teórico autores como Antunes (2003), Barros (2013), Bruini (2017), Luckesi (2008) e Juchum (2016). A pesquisa é qualitativa e apresenta duas etapas: análise dos descritores da Prova Brasil, comparando-os com os itens dos Planos de Estudo de duas escolas selecionadas, uma da rede municipal do Município de Muçum e outra da rede estadual do Município de Encantado; análise das respostas dos professores ao questionário aplicado, buscando identificar as ações realizadas em cada escola a partir dos resultados da prova. Os dados indicam que as avaliações colaboram para que as escolas repensem seus Planos de Ensino.
Descrição
Palavras-chave
Prova Brasil; Planos de Estudos; Avaliação da aprendizagem
Citação
BRUSTOLIN, Marina. Os índices preocupantes de leitura e de escrita no Brasil – O que se faz com eles?. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2127.
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