Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2127
Title: Os índices preocupantes de leitura e de escrita no Brasil – O que se faz com eles?
Authors: Brustolin, Marina
Keywords: Prova Brasil;Planos de Estudos;Avaliação da aprendizagem
Date of Defense: 28-Jun-2018
Issue Date: 29-Aug-2018
Citation: BRUSTOLIN, Marina. Os índices preocupantes de leitura e de escrita no Brasil – O que se faz com eles?. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2127.
Abstract: Após cada edição, os resultados da Prova Brasil, que avalia a capacidade de compreensão em Língua Portuguesa e em Matemática de alunos dos quintos e nonos anos do Ensino Fundamental, são mais preocupantes, demonstrando a urgência em buscar soluções para possíveis falhas no processo escolar. A partir disso, com este trabalho, buscam-se esclarecimentos sobre o que está acontecendo com o ensino, atentando-se especificamente à área da Língua Portuguesa, analisando pela perspectiva dos baixos resultados obtidos em leitura e escrita nas avaliações elaboradas pelo governo. Para essa análise, são utilizados como suporte teórico autores como Antunes (2003), Barros (2013), Bruini (2017), Luckesi (2008) e Juchum (2016). A pesquisa é qualitativa e apresenta duas etapas: análise dos descritores da Prova Brasil, comparando-os com os itens dos Planos de Estudo de duas escolas selecionadas, uma da rede municipal do Município de Muçum e outra da rede estadual do Município de Encantado; análise das respostas dos professores ao questionário aplicado, buscando identificar as ações realizadas em cada escola a partir dos resultados da prova. Os dados indicam que as avaliações colaboram para que as escolas repensem seus Planos de Ensino.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2127
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018MarinaBrustolin.pdf709,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons