Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrustolin, Marina-
dc.date.accessioned2018-09-12T14:11:11Z-
dc.date.available2018-09-12T14:11:11Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.date.submitted2018-06-28-
dc.identifier.citationBRUSTOLIN, Marina. Os índices preocupantes de leitura e de escrita no Brasil – O que se faz com eles?. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2127. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/2127-
dc.description.abstractApós cada edição, os resultados da Prova Brasil, que avalia a capacidade de compreensão em Língua Portuguesa e em Matemática de alunos dos quintos e nonos anos do Ensino Fundamental, são mais preocupantes, demonstrando a urgência em buscar soluções para possíveis falhas no processo escolar. A partir disso, com este trabalho, buscam-se esclarecimentos sobre o que está acontecendo com o ensino, atentando-se especificamente à área da Língua Portuguesa, analisando pela perspectiva dos baixos resultados obtidos em leitura e escrita nas avaliações elaboradas pelo governo. Para essa análise, são utilizados como suporte teórico autores como Antunes (2003), Barros (2013), Bruini (2017), Luckesi (2008) e Juchum (2016). A pesquisa é qualitativa e apresenta duas etapas: análise dos descritores da Prova Brasil, comparando-os com os itens dos Planos de Estudo de duas escolas selecionadas, uma da rede municipal do Município de Muçum e outra da rede estadual do Município de Encantado; análise das respostas dos professores ao questionário aplicado, buscando identificar as ações realizadas em cada escola a partir dos resultados da prova. Os dados indicam que as avaliações colaboram para que as escolas repensem seus Planos de Ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectPlanos de Estudospt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleOs índices preocupantes de leitura e de escrita no Brasil – O que se faz com eles?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5536348244806886pt_BR
mtd2-br.advisor.nameBublitz, Grasiela Kieling-
bdu.cnpq.areaLLApt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018MarinaBrustolin.pdf709,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons