Kaingang em territórios da bacia hidrográfica do Taquari-Antas e Caí, Rio Grande do Sul: relações socioculturais e ambientais

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-08-01
Orientador
Laroque, Luís Fernando Da Silva
Banca
Machado, Neli Teresinha Galarce
Bergamaschi, Maria Aparecida
Rodrigues, Cíntia Régia
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Os Kaingang pertencem ao tronco liguistico Jê, ocupavam tradicionalmente áreas do Brasil Meridional e somam aproximadamente 38 mil indivíduos. O estudo tem como objetivo analisar questões socioculturais e ambientais envolvendo a constituição das Terras Indígenas ã Nónh Mãg e Ka Mág, localizadas em áreas territoriais entre a Bacia hidrográfica do Taquari-Antas e Caí no que se refere as relações Kaingang envolvendo a historicidade, homem-natureza, parentesco, espaço de poder e espaço da escola. A metodologia utilizada é a etno-história e o estudo tem uma abordagem de cunho qualitativo e descritivo. Os procedimentos metodológicos consistem em revisões bibliográficas sobre a temática, pesquisa documental, pesquisa de campo e elaboração de diários, entrevistas orais e registros fotográficos, os quais foram analisados a partir de aportes teóricos da história indígena, cultura, etnicidade e territorialidade. Como resultados constatou-se uma rede de relações socioculturais e ambientais da Terra Pã Nónh Mãg com as demais áreas indígenas Kaingang em contextos urbanos no Rio Grande do Sul. A Terra Indígena Ka Mág surge devido as medidas compensatórias envolvendo a duplicação da BR/386 e embora mais recente insere-se no mesmo processo de relações socioculturais e ambientais que a Pã Nónh Mãg. A investigação também constatou que em ambas as terras indígenas existem aspectos envolvendo a relação do povo Kaingang com a natureza, uma expressiva rede parentesco entre as comunidades, também que, semelhante ao século XIX e o passado mais antigo, o faccionalismo e disputas entre as parcialidades continua operante. Na Pã Nónh Mãg a Escola Estadual Nîvo cumpre um papel social e o etnômio da mesma está simbolicamente relacionada com a ancestralidade indígena no Rio Grande do Sul.

The Kaingang belong to the Jê liguistic stock, they traditionally occupy areas of Southern Brazil and are approximately 38 thousand individuals. This study aims to analyze sociocultural and environmental issues involving the constitution of the Pã Nónh Mãg and Ka Mág Indigenous Lands, located in territorial areas between the Taquari-Antas and Caí hydrographic basin in relation to Kaingang relations involving man-nature, kinship, power space and school space. The methodology used was ethnohistory and the study has a qualitative and descriptive approach. The methodological procedures consist of thematic bibliographic reviews, documentary research, field research and diary writing, oral interviews and photographic records, which wereanalyzed based on theoretical contributions of indigenous history, culture, ethnicity and territoriality. As a result, it was noticed a network of socio-cultural and environmental relations of Pã Nónh Mãg Land with the other Kaingang indigenous areas in urban contexts in Rio Grande do Sul. The Ka Mág Indigenous Land was created due to the compensatory measures involving the duplication of BR / 386 and even though it is more recent it is inserted in the same process of socio-cultural and environmental relations that the Pan Nónh Mãg. The investigation also found out that in both Indigenous Lands there are aspects involving the relationship of the Kaingang people with nature, an expressive kinship net between communities. Similar to the nineteenth century and the earliest past, factionalism and disputes between the practicalities continue to operate. In Pã Nónh Mãg, Nívo State School fulfills a social role, and the ethnomial of it is symbolically related to the indigenous ancestry in the Rio Grande do Sul.
Descrição
Palavras-chave
Kaingang; Indígenas; Sociedade; Natureza; Cultura
Citação
INVERNIZZI, Marina. Kaingang em territórios da bacia hidrográfica do Taquari-Antas e Caí, Rio Grande do Sul: relações socioculturais e ambientais. 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 12 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2147.