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dc.contributor.authorJucoski, Andre Luiz-
dc.date.accessioned2011-06-08T19:11:43Z-
dc.date.available2011-06-08T19:11:43Z-
dc.date.issued2011-06-08-
dc.date.submitted2011-02-26-
dc.identifier.citationJUCOSKI, Andre Luiz. "Construindo e (re)construindo conhecimentos de trigonometria com utilização de recursos tecnológicos em um curso pré-vestibular". 2011. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 fev. 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/214>. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/214-
dc.description.abstractO estudo desenvolvido teve como objetivo principal identificar os avanços na aprendizagem de conteúdos de trigonometria - de alunos egressos do ensino médio - com a utilização de recursos tecnológicos em um curso pré-vestibular. Para alcançar essa meta principal, buscou-se também reconhecer e identificar as principais dificuldades oriundas do ensino médio na aprendizagem da Trigonometria e acompanhar a (re)construção das aprendizagens de conteúdos trigonométricos realizadas pelos alunos, através da utilização de recursos tecnológicos de informação e de comunicação como ferramentas auxiliares nos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Objetivou-se igualmente explanar a impressão dos alunos quanto à importância da aprendizagem em relação às novas tecnologias e realizar uma análise comparativa entre os avanços do grupo de egressos do ensino público e o grupo de egressos do ensino privado. O estudo tem caráter experimental, descritivo, qualitativo e quantitativo. A amostra foi composta de 24 alunos, 13 oriundos do ensino público e 11 oriundos do ensino privado. Esses estudantes foram avaliados antes e depois da intervenção pedagógica com o uso de novas tecnologias, bem como foram indagados sobre a importância desse uso. Noventa e oito porcento dos participantes julgaram ser importante o uso das novas tecnologias. Nesse contexto, com vista na elucidação do embasamento teórico utilizado na pesquisa, no que se refere a aprendizagem, valeu-se do pensamento de Vygotsky e, no que se refere ao uso de tecnologias, dentre outros autores, salienta-se Papert e Valente. As contribuições desses estudos são relevantes, pois mostram que se conseguiu melhorar o desempenho dos alunos com a utilização das novas tecnologias em aulas de matemática, mesmo com estudantes que nunca as utilizaram. Demonstrou-se, também, que o computador não é mero instrumento de aprendizado, e sim um intermediador para a construção da aprendizagem, além de demonstrar que o cursinho, nessa esfera da educação, pode fazer com que o aluno aprenda, apesar do pouco tempo que os estudantes nele permanecem. Como conclusão desse estudo, tem-se a gratificação por parte do pesquisador em inovar suas aulas e ter proporcionado aos alunos um aprendizado significativo quantitativamente e qualitativamente, o que foi constatado por meio de análise estatística e através de relatos dos próprios aprendizes, os quais se sentiram mais motivados e com vontade de aprender. Portanto, sugere-se a utilização de novas metodologias de ensino na área da matemática, uma vez que estas proporcionam vantagens no desenvolvimento cognitivo dos alunos na área da matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectCursos Pré-Vestibularespt_BR
dc.subjectTecnologias de Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.titleConstruindo e (re)construindo conhecimentos de trigonometria com utilização de recursos tecnológicos em um curso pré-vestibularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari UNIVATESpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3469162681150433pt_BR
mtd2-br.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1096217075729918pt_BR
mtd2-br.library.identifier192pt_BR
mtd2-br.program.namePPGECE;Ensino de Ciências Exataspt_BR
mtd2-br.advisor.nameTogni, Ana Cecíliapt_BR
mtd2-br.co-advisor.nameGrassi, Marlise H.pt_BR
bdu.cnpq.areaCETpt_BR
dc.rights.accessopenAccess
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

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