Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2159
Title: A prática reflexiva de uma professora e a sua docência junto aos bebês e às crianças pequenas
Authors: Horn, Daiane  Lattes
Keywords: Educação Infantil;Prática reflexiva;Docência;Bebês e Crianças pequenas
Date of Defense: 5-Apr-2017
Issue Date: 7-Aug-2018
Citation: HORN, Daiane. "A prática reflexiva de uma professora e a sua docência junto aos bebês e às crianças pequenas". 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 abr. 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2159>.
Abstract: A presente dissertação de Mestrado aborda a temática do professor reflexivo e a constituição de sua docência, propondo como objetivo investigar como a prática reflexiva de uma professora constitui a sua docência junto aos bebês e às crianças pequenas. O estudo foi realizado a partir da reflexão sobre a própria prática de uma professora no contexto de uma turma de Berçário de uma escola da rede privada de ensino, situada no município de Lajeado/RS. Os caminhos percorridos durante a investigação identificam a pesquisa como qualitativa, aproximando-se de alguns pressupostos da metodologia do estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram fotografias, filmagens e trechos do diário de vivências que foi utilizado durante a realização da pesquisa. Os dados coletados foram analisados a partir de uma aproximação da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2012). O estudo revela que, a partir da prática reflexiva, o professor torna-se autocrítico, o que faz com que ele encontre possibilidades de repensar ou reafirmar algumas de suas posturas diante dos bebês e das crianças pequenas. Além disso, evidencia que a escuta sensível é fundamental para que o professor favoreça o que emerge no cotidiano que vivencia junto às crianças. E, por último, identifica os desafios desta docência: ser uma professora pesquisadora e pesquisar a própria prática; ser ou tornar-se uma profissional reflexiva; compreender o que os bebês e as crianças pequenas desejam comunicar; saber o momento de intervir nas situações de aprendizagem; trabalhar com um grupo de crianças de multi-idade e as relações que se estabelecem com as famílias. Assim, a autocrítica, a escuta sensível e os desafios revelados nesta pesquisa constituem a docência junto aos bebês e às crianças pequenas. A principal contribuição deste estudo no campo da Educação Infantil, mais especificamente na docência com bebês e crianças pequenas, está na importância de o professor refletir constantemente sobre a sua própria prática a fim de compreender a constituição de uma docência que é repleta de encantamentos, responsabilidades e desafios e apresenta inúmeras especificidades que ainda necessitam de muito estudo pelos profissionais da área da Educação Infantil.
This Masters dissertation covers the issue of reflexive teachers and how their teaching is constituted by proposing the objective of investigating how one teacher's reflexive practice constitutes her teaching with babies and small children. The study was carried out through the actual practice of a teacher within the context of a Nursery class at a private school located in the municipality of Lajeado/RS. The trail followed by the investigation identify the research as being qualitative tending closer towards some presuppositions of a case study. The data collection instruments employed were photographs, films and excerpts of the log of experiences used to carry out the research. The collected data were analyzed through an approximation with the contents analysis technique, as proposed by Bardin (2012). The study revealed that, from a reflexive practice, teachers become self-critic, which provides them with possibilities to either rethink or restate some of their postures before the babies and small children. Additionally, it brought to evidence that listening is essential for teachers to favor whatever emerges during the daily routine they experience with the children. Lastly, it has identified the challenges faced by such teaching: being researcher teachers and research their own practice; be or become a reflexive teacher; comprehend what the babies and small children wish to convey; know when to intervene in learning situations; work with a multi-aged group of children; and the relations that are established with the families. This way, self-criticism, sensible listening and the challenges revealed by this research constitute teaching babies and small children. The main contribution this study makes to the Child Education field, more specifically to teaching babies and small children, lies in how important it is for teachers to constantly reflect upon their own practice in order to comprehend the constitution of enchantment filled teaching that includes responsibilities and challenges, and presents countless specificities that still require plenty of studying by the Child Education area professionals.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2159
Appears in Collections:Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018DaianeHorn.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons