Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/216
Title: Aplicabilidade do conceito “terroir dos lácteos” no Vale do Taquari – RS, com vistas a um projeto de desenvolvimento local
Authors: Turatti, Marcos  Lattes
Keywords: Produção de leite;Território;Terroir;Vale do Taquari;Microrregião;Desenvolvimento Local
Date of Defense: 18-May-2011
Issue Date: 20-Jul-2011
Citation: TURATTI, Marcos. "Aplicabilidade do conceito “terroir dos lácteos” no Vale do Taquari – RS, com vistas a um projeto de desenvolvimento local". 2011. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 maio 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/216>.
Abstract: Atualmente tornam-se cada vez mais presentes e visíveis os direcionamentos do segmento mundial de alimentos: de um lado um modelo buscando a concentração (fusões de empresas, incorporações) trabalhando principalmente com escala de produção; de outro, surge modelo focado na diferenciação (funcionalidade, qualidade e praticidade) e diversificação de produtos com menor escala de produção. Esses modelos atuam diretamente sobre o território local, influenciando modelos de desenvolvimento e estratégias de produção (modelos de produção) a serem estabelecidos de acordo com suas diretrizes. O trabalho aqui proposto envolve um estudo sobre a produção de leite e sua relação com o ―local. Este estudo parte da evidência de que a região a ser estudada, o Vale do Taquari, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, é um dos maiores produtores de leite do Estado, sendo a produção leiteira uma das principais atividades econômicas regionais. O pressuposto deste estudo é que esses indicativos podem facilmente deixar de ser importantes, caso a região não adote estratégias voltadas à qualificação e diferenciação de seus produtos lácteos. Nesse sentido, propõe-se uma pesquisa a ser realizada na microrregião pioneira na produção de leite no Vale do Taquari, compreendendo uma parte da região, com o objetivo de verificar e compreender se a relação da produção de leite com o “território” poderá embasar o estabelecimento do conceito ―terroir dos lácteos para essa microrregião, como forma de fortalecê-la e diferenciá-la. Considerado-se que um terroir parte dos pressupostos de solo, clima, cultura, ambiente e da existência de um produto que possua identidade própria, graças a um trabalho humano, o qual permite conferir características específicas aos seus produtos. Além disso, o estudo discute a aplicabilidade do conceito ―terroir dos lácteos, caso se conclua pela viabilidade de sua utilização, que no caso em questão ficou evidenciado existir certa especificidade nos lácteos produzidos na região, requisito necessário a construção de um ― terroir dos lácteos.
URI: http://hdl.handle.net/10737/216
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcosTuratti.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.