Zona de desenvolvimento proximal: espaço de intervenção pedagógica para a formação continuada de professores de matemática

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2011-07-20
Orientador
Grassi, Marlise Heemann
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente dissertação descreve um trabalho investigativo de cunho qualitativo desenvolvido com um grupo de quatorze professoras de Matemática da Educação Básica de escolas públicas do município de Lavras do Sul, na Região da Campanha, no RS. Teve por objetivo central contribuir com o aprimoramento do ensino de Matemática, naquele contexto, através do desenvolvimento da proposta de investigação de concepções e práticas e de intervenção pedagógica pautada nos princípios de ludicidade, prazerosidade, mediação e (re)construção coletiva da relação entre teoria e prática. As atividades apoiaram-se no pressuposto vygotskyano da intencionalidade da ação educativa no processo de aprendizagem e desenvolvimento, efetivado e caracterizado pela intervenção na zona de desenvolvimento proximal. A proposta foi desenvolvida em sete sessões, organizadas em ambientes presenciais e virtuais e planejadas a partir de investigação sobre concepções e práticas pedagógicas habitualmente desenvolvidas pelas participantes. As informações foram obtidas através dos registros contidos em diários de bordo, questionário semiestruturado, materiais organizados em portfólio e autoavaliações individuais e coletivas. Os procedimentos de análise foram realizados através da aproximação à metodologia da análise de conteúdo e os aportes teóricos. O estudo, que pretendeu provocar reflexões em relação de sua ação docente e da identificação dos fatores que interferem na prática pedagógica, revelou a dificuldade que o professor tem em desprender-se das aulas expositivas e das listas de exercícios e que, apesar das tentativas de inovação, foi possível perceber o receio em perder o status e a autoridade, mas ficaram “tentadas” a assumir um novo perfil, mediar invés de conduzir e transmitir, investigar e construir junto aos alunos com possibilidades de fazer emergir o prazer e a alegria em ensinar e aprender.
Descrição
Palavras-chave
Zona de desenvolvimento proximal; Prazerozidade; Formação continuada; Ludicidade
Citação
CARRETTA, Ângela Susana Jagmin. Zona de desenvolvimento proximal: espaço de intervenção pedagógica para a formação continuada de professores de matemática. 2011. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 abr. 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/218.
Licença