Espaços não escolares: em que medida práticas promovidas por um grupo de voluntários se manifestam como ações pedagógicas?

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-08-14
Orientador
Vivian, Danise
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender em que medida práticas promovidas por um grupo de voluntários se manifestam como ações pedagógicas em espaços não escolares. Sabe-se que o pedagogo tem a possibilidade de atuar em diferentes espaços que ultrapassam os muros escolares. Em termos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com inspiração no estudo de caso e valeu-se de observações, diário de campo, fotografias, grupo focal e entrevista com a idealizadora do grupo como forma de gerar dados. Para conseguir responder a problemática central deste estudo três caminhos foram trilhados: (a) Investigar o que são ações pedagógicas; (b) Compreender as diferenças conceituais entre Educação formal, não formal e informal, dando destaque ao espaço não escolar; (c) Investigar o que um grupo de voluntariado compreende como ações pedagógicas desenvolvidas em espaços não escolares. Os resultados preliminares deste estudo apontam que: 1) ações pedagógicas podem se caracterizar como práticas educativas intencionais, já que toda atividade pedagógica constitui uma prática educativa de forma abrangente, formativa e planejada podendo acontecer em qualquer espaço e não somente nos espaços escolares, desde que ocorra de maneira intencional; 2) educação formal é a educação tradicional e institucionalizada, que ocorre dentro das escolas; educação informal é a transmissão da cultura, dos hábitos, tradições e os valores, ocorrendo nos grupos de amigos, igrejas, comunidade, família; educação não formal é uma ação intencional, com objetivos determinados, que busca a transmissão de conhecimento, a formação de indivíduos, ocorrendo em espaços não escolares; e 3) as ações que o grupo de voluntariado promove, são realizadas de forma intencional, o planejamento é organizado de uma maneira mais flexível, o improviso faz parte da rotina, pois cada porta que se abre é um novo começo, a missão do grupo é promover experiências da alegria para os pacientes hospitalizados e seu entorno enxergando o hospital de uma forma lúdica e menos dolorida. Após observar o grupo em ação no hospital, na escola e na reunião de planejamento, e vários questionamentos realizados nos grupos focais que buscaram esmiuçar a existência dos pré-requisitos que configuram a ação pedagógica se percebeu que possuem pouco conhecimento sobre essa construção pedagógica, mesmo porque, como salientaram várias vezes não ser esse o foco deles. Os palhaços doutores estão mais relacionados com 6 ações educativas, ações lúdicas do que propriamente com as funções pedagógicas, de uma preocupação pedagógica, de um compromisso para com o aluno ou paciente.
Descrição
Palavras-chave
Ações pedagógicas; Espaços não escolares; Planejamento
Citação
DAHMER, Pauline. Espaços não escolares: em que medida práticas promovidas por um grupo de voluntários se manifestam como ações pedagógicas?. 2017. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2206.
Coleções