Influência do tipo de cimento na resistência de uma base reciclada para pavimentação

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-10-09
Orientador
Mattos, João Rodrigo Guerreiro
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Sabe-se que a rigidez e o aumento das limitações ambientais, em conjunto com a grande insuficiência de investimentos na infraestrutura brasileira, ocasionam o desenvolvimento de práticas que aliam redução de custos e preocupação ambiental. A reciclagem de pavimentos com adição de cimento Portland enquadra-se nesses dois pontos, pois, de modo geral, reduz a aplicação de materiais virgens e reutiliza o material da via deteriorada. A pesquisa desse trabalho teve como principal objetivo analisar, por meio de ensaios laboratoriais sugeridos pela norma DNIT 167 (DNIT, 2013a), a resistência de misturas recicladas para diferentes tipos de cimento Portland. Para isso, foram analisadas misturas provenientes de duas rodovias distintas, coletadas por métodos diferentes. A coleta 1 apresentou revestimento asfáltico e base, misturados. E a coleta 2 apresentou amostras separadas de revestimento asfáltico e base. A partir da análise granulométrica das amostras, constatou-se que era necessário correção granulométrica apenas da Coleta 1, sendo adicionado 30% de material virgem (em massa). Foi determinado o teor de ligante das amostras, e foram realizados ensaios de compactação para determinação do peso específico aparente seco máximo e teor de umidade ótimo de cada mistura. O teor de cimento foi escolhido de maneira conservadora, adotando o teor de 2,5 % de cimento, conforme o método de dosagem de Fedrigo et al. (2017). Os cimentos adotados para essa pesquisa foram CP II F 32, CP IV 32 e CP V ARI. Foram realizados os ensaios de RCS e RCD. Sendo que, para cada ensaio, foram moldados três corpos de prova, para cada tipo de cimento e cada tempo de cura, de 3 dias e 7 dias. Conforme a norma 167/2013 (DNIT, 2013a), apenas a resistência à tração por compressão diametral foi atingida, resultados entre 0,18 MPa a 0,31 MPa, para os 7 dias de cura. Não foi possível validar o método sugerido por Fedrigo et al. (2017), já que a resistência à compressão simples máxima alcançada, resultados entre 1,27 MPa a 1,76 MPa, para os 7 dias de cura, não atingiu o mínimo esperado pelo mesmo e nem pela norma 167 (DNIT, 2013a). Quanto ao desempenho dos cimentos adotados, o CP II F 32 apresentou melhor desempenho para a reciclagem.
Descrição
Palavras-chave
Reciclagem de pavimentos; Influência do cimento; Resistência à compressão; Resistência à tração por compressão diametral
Citação
REVORÊDO, Amanda. Influência do tipo de cimento na resistência de uma base reciclada para pavimentação. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2222.