Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-10-09
Orientador
Righi, Débora Pedroso
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A urbanização acelerada e desordenada é a principal responsável pelo agravamento de problemas relacionados às atividades hidrológicas em ambientes urbanos. Estradas, ruas e calçadas impermeabilizam o solo, acentuam o escoamento superficial e aceleram o acúmulo da água em áreas baixas, amplificando os efeitos das cheias. Pavimentos permeáveis são técnicas compensatórias alternativas e sustentáveis capazes de mitigar estes efeitos e, aliados a um revestimento permeável, apresentam potencial de infiltração superior ao ambiente anterior à urbanização. Assim, o presente estudo avaliou o comportamento mecânico e hidráulico de quatro traços de concreto permeável de cimento Portland, diferenciados apenas pela granulometria da brita 0, com o objetivo de alcançar a resistência e a permeabilidade mínimas exigidas pela NBR 16416:2015, para aplicação da técnica como revestimento de pavimentos permeáveis em áreas de tráfego de veículos leves e de pedestres. Foram realizadas análises do comportamento do concreto no seu estado fresco, através de ensaios de massa específica e Slump Test, e no estado endurecido, através de ensaios de resistência à tração na flexão, resistência à tração por compressão diametral, resistência à compressão, índice de vazios e permeabilidade através dos métodos de carga constante e de carga variável. As caracterizações mecânicas e hidráulicas foram realizadas em corpos de prova moldados e em corpos de prova extraídos, simulando a situação do concreto encontrado em campo. Após a análise dos resultados, concluiu-se que corpos de todos os traços estudados podem ser aplicados em locais de tráfego de pedestres, desde que moldados no local. Contudo, o traço que melhor aliou resistência e permeabilidade foi o traço T4, composto por brita 0 sem distinção granulométrica, com resistência à tração na flexão de 2,84 MPa e permeabilidade de 0,39 cm/s, condições superiores ao mínimo exigido pela supra aludida norma para aplicação também em vias de tráfego de veículos leves.
Descrição
Palavras-chave
Concreto permeável; Pavimento; Escoamento superficial; Resistência
Citação
FONTANA, Assis. Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2246.