A criança espera? O espaço conviver como dispositivo de cuidado

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Data
2018-09-18
Orientador
Schwertner, Suzana Feldens
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Resumo
O presente estudo engloba o tema da sala de espera nos espaços de saúde; mais precisamente, o Espaço Conviver, uma sala especificamente destinada à espera/ao acolhimento em uma clínica-escola vinculada a uma Universidade do interior do Rio Grande do Sul. Buscou-se, com o trabalho, analisar de que modo este espaço do serviço pode se constituir como prática de cuidado para crianças que o frequentam. Dentre os objetivos específicos intenta-se discutir sobre a Sala de Espera como dispositivo de cuidado e compreender como crianças, familiares e acompanhantes percebem os significados e efeitos deste espaço no público infantil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito crianças e seus respectivos familiares e acompanhantes, em momentos distintos, com dois roteiros diferentes, de acordo com o público-alvo. Como ferramenta de análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Pode-se destacar que o local de espera é um ambiente que permite encontro, convivência com os demais, possibilidades de atividades para crianças e adultos enquanto estão em espera. Além disso, o fato de estar ou ficar sozinho enquanto se espera também foi mencionado e permite refletir sobre os locais de espera disponíveis. Sendo assim, foi possível analisar a importância das salas de espera nos serviços de saúde, pois estas, muitas vezes, são a porta de entrada dos sujeitos e primeira forma de acolhimento, possibilitando formas de diálogo e aproximação com os profissionais da saúde.
Descrição
Palavras-chave
Sala de Espera; Crianças; Cuidado; Saúde
Citação
KERBER, Mariana. A criança espera? O espaço conviver como dispositivo de cuidado. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2291.
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